Sessão Solene no Congresso para Coperativas «Voltar
Em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo (celebrado em 4 de julho) e aos 45 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras, o Congresso Nacional reconheceu em Sessão Solene, no último dia 4 de agosto, a importância do cooperativismo no Brasil. No entendimento do deputado federal Osmar Serraglio (PR) e a senadora Ana Amélia (RS), presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) respectivamente, a data culmina com o retorno das atividades do Congresso Nacional e figura como um dos mais importantes dias da história do cooperativismo nacional.
Além de deputados e senadores, a sessão solene também teve a participação de representantes do governo federal, de embaixadas, de unidades estaduais, e de amigos do cooperativismo. O presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas, fez questão de usar a tribuna do Senado para agradecer. “É com um sentimento de muita gratidão que estamos aqui para, unicamente, dizer obrigado aos parlamentares do Congresso Nacional por todo o apoio dado ao movimento cooperativista e reconhecer a forte atuação da nossa Frencoop. Hoje, temos o dever de dividir com todos vocês, os excelentes resultados das cooperativas brasileiras que, mesmo com a crise, mostram ao país sua solidez e capacidade de agregar pessoas em prol de um objetivo comum: o bem estar coletivo”, comenta o presidente do Sistema OCB.
Ainda de acordo com Freitas, o cooperativismo, ao contrário de outros modelos empresariais, só dá certo porque, por meio de seus princípios éticos, aglutina pessoas em volta do mesmo ideal de gerar felicidade não só aos cooperados, mas à comunidade à sua volta. Os resultados obtidos pelas cooperativas, segundo ele, não estão aplicados no exterior, mas na própria comunidade que circunda a cooperativa. “Isso se deve ao compromisso com o povo, com quem trabalha e se dedica ao movimento cooperativista, local e regionalmente”.
Por fim, o presidente do Sistema OCB destacou que as cooperativas, apesar de todo o cenário econômico crítico, continuam a projetar desenvolvimento. “Porque elas têm responsabilidade com a nossa gente e compromisso com o desenvolvimento da nação brasileira”, finaliza.
Fonte: Brasil Cooperativo