Programa A União Faz a Vida comemora 20 anos «Voltar

O Programa A União Faz a Vida, foi desenvolvido, em 1995, para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. A partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS), os projetos cooperativos são desenvolvidos pelos alunos nas escolas, com o apoio de educadores, pais e da comunidade.

Principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o programa completa 20 anos em 2015, seguindo o lema que inspirou sua criação e seu principal objetivo: promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia e começa a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente. Com a participação de educadores, os estudantes rompem os limites da escola e percorrem os locais onde vivem. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar e com a comunidade de aprendizagem.

Em 2014, o Programa esteve presente em 221 cidades de seis estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso), contava com 15.521 educadores em 1.237 escolas e atingiu 192.298 mil crianças e adolescentes. No primeiro semestre de 2015, ocorreu a expansão do Programa para o Mato Grosso do Sul. Até o final do ano, está prevista a implantação em 59 novos municípios brasileiros. Para participar do Programa A União Faz a Vida, as prefeituras, por meio das secretarias de educação, devem entrar em contato com a cooperativa Sicredi da sua cidade.

Formação dos educadores

O Programa A União Faz a Vida também promove a formação continuada dos educadores, por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica e apoiadores e pela comunidade.