Capacitação sobre Governança Cooperativista «Voltar
O curso “Governança Cooperativista – do papel à prática”, exclusivo das cooperativas de crédito, reuniu cerca de 50 participantes na capital baiana, representando 17 cooperativas do Estado.O treinamento foi fruto da parceria entre o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), que vem realizado treinamentos em todo o Brasil, através da parceria com a OCB - organização das Cooperativas Brasileiras.O curso contou com a presença do presidente da OCEB, Cergio Tecchio, e da Gerente Técnica de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central em Salvador, Ormina Ferreira.

Durante os dois dias de capacitação, foi estudado o conceito de governança, abordando situações do cotidiano das cooperativas, apresentando também a pesquisa do banco central sobre governança nas cooperativas de crédito, identificando possíveis conflitos e analisando prováveis alternativas de solução. Para Matthias Knoch, representante da Confederação Alemã de Cooperativas no Brasil, um dos objetivos deste curso é promover o diálogo com o Banco Central e as cooperativas de crédito, assim como uma troca de experiências entre as cooperativas alemãs e brasileiras, tornando-as capazes de se posicionar na atual conjuntura econômica e política do país.

O consultor Sílvio Giusti conduziu a capacitação, expandindo o entendimento sobre os benefícios das boas práticas de governança, reforçando as bases de sustentação das principais estruturas e elementos que configuram a gestão. “A governança tem um papel de relevância para qualquer empresa, e nas cooperativas de crédito não é diferente. Elas estão inseridas no mercado financeiro nacional extremamente competitivo, e com o objetivo de ampliar sua participação. Um dos aspectos que pode levar ao crescimento destas cooperativas, é o investimento nesta área”, afirmou o consultor.

Osvaldo Ribeiro, diretor geral do SicoobCred Executivo, foi um dos participantes da capacitação, ressaltando ser um momento importante para as lideranças cooperativistas do Estado e uma oportunidade para a integração entre os cooperados. “Desde 2012 a nossa cooperativa já havia implantado a governança em nossa instituição, por isso temos conhecimento da sua importância na gestão de um empreendimento, mas a troca de conhecimentos e experiências nesse evento, com certeza irá contribuir para aprimorarmos ainda mais os instrumentos de gestão e controle da nossa cooperativa”, concluiu Ribeiro.