Redefinição da Poligonal do Porto de Paranaguá «Voltar
O G7, que congrega representantes de entidades dos setores econômicos do Paraná, reiterou o apoio à redefinição da Poligonal do Porto de Paranaguá, que prevê investimentos na base portuária do Paraná, que compreende Paranaguá, Antonina e Pontal do Paraná. Estão previstos investimentos de R$ 8 bilhões e a geração de 4 mil empregos, segundo o superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa.

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (25/08), na sede da Ocepar, em Curitiba, foram apresentados projetos de investimentos em infraestrutura, e a definição de participação do G7 nas audiências públicas sobre a mudança da Poligonal em Antonina, na quinta-feira (27/08), e em Paranaguá, na sexta-feira (28/08). “Na oportunidade, vamos manifestar o nosso apoio formal à alteração”, disse Costa. A não aprovação da redefinição significará perda de importantes investimentos para outros portos, principalmente os de Santa Catarina.

O chefe de gabinete da Fiep, João Arthur Mohr, enfatizou que a redefinição da Poligonal é fundamental para conferir ganhos ao estado, como a melhoria da competitividade dos terminais, a geração de empregos e renda e benefícios ambientais. Segundo ele, os investimentos em infraestrutura, aumentando a capacidade de movimentação de carga, contribuirão para reduzir as multas (demurrage) e os custos de logística. “Portanto, ganharemos competitividade para elevar a movimentação nos nossos portos”, disse.

Mohr Afirmou que o investimento previsto, que será o maior da história do Paraná, ao gerar quatro mil empregos diretos, contribuirá para movimentar a economia das cidades portuárias e região, com a abertura de mais empregos, distribuição de renda e mais impostos. “O ganho social com isso será enorme”, avaliou.

O representante da Fiep disse ainda que os projetos preveem “a preservação da maioria das áreas, de forma organizada, o que não ocorre atualmente. Portanto, há preocupação em assegurar ganhos ambientais para o litoral do estado”, adiantou.  

Representantes – O G7 é integrado pela Fecoopar, Fiep, Fecomércio, Faciap, Faep, Fetranspar e pela ACP.