Delegação de cooperativistas brasileiros visita organizações paraguaias «Voltar

Um grupo de lideranças cooperativistas de cinco estados brasileiros está em Assunção, no Paraguai, para uma missão prospectiva de boas práticas e promoção comercial. O grupo visitou ontem a Unicoop, uma federação de cooperativas agropecuárias em Santa Rita, na região da tríplice fronteira. A cooperativa é formada por brasiguaios, produtores e brasileiros e seus descendentes, responsáveis por 13% de toda produção agropecuária do país vizinho.



Coordenada pelo Sistema OCB, a visita da comitiva brasileira, busca identificar oportunidades de negócios para as cooperativas brasileiras, além de identificar áreas de ação conjunta. O Paraguai possui atualmente a presidência pro-tempere do Mercosul. Os cinco países do grupo vão decidir até o final do ano a aprovação do Estatuto das Cooperativas de Mercosul, um mecanismo que facilitara a aproximação, comércio e atuação conjunta das cooperativas dos países membros.

Até o final da semana o grupo visitará organizações ligadas ao cooperativismo paraguaio, além do Porto de Villeta e o Estaleiro Chaco Paraguaio. O grupo também terá a oportunidade de se reunir com a Embaixada do Brasil em Assunção para tratar de possíveis ações de promoção comercial.

A delegação teve também a oportunidade de visitar a Confederação Paraguaia de Cooperativas, principal organização representativa do cooperativismo.

 A visita se estende também Instituto Nacional de Cooperativas do Paraguai, órgão do governo responsável pelo acompanhamento do movimento cooperativista. O país possui destaque no Ramo Crédito, onde aproximadamente um terço do mercado é controlado por cooperativas. Está localizada em Assunção uma das maiores cooperativas de crédito do mundo: a Cooperativa Universitária, que congrega 100 mil associados.

O Paraguai é o principal fornecedor internacional das cooperativas brasileiras. O país vizinho também é um importador de serviços das cooperativas de transporte do Brasil, e tem sido considerando um grande parceiro comercial.

 Crescendo a 14% ao ano, o Paraguai possui o maior crescimento econômico entre os países da América Latina. O país tem feito grandes investimentos para melhorar a produtividade e o desenvolvimento da infraestrutura de transporte.



Fonte: CBO