Com 141,8 sacas/ha, campeão da Máxima Produtividade de Soja é revelado na Bienal «Voltar
O produtor e engenheiro agrônomo, Alisson Alceu Hilgenberg, de Ponta Grossa (PR), alcançou o que foi considerado um recorde de produtividade 141,79 sacas de soja por hectare. O número, que corresponde a 8.507 quilos do grão por hectare, fez com que ele levasse o título de campeão no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, prêmio organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) e apresentado no primeiro dia da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, em Campo Grande. O evento, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) conta com a parceria com das Federações de Goiás (Faeg), do Mato Grosso (Famato) e do Distrito Federal (Fape).

O número ultrapassa em 195% a média nacional que é de 48 sacas e supera em 18,2% a meta estabelecida pelo Cesb para esta que é a 7ª edição, que é de 120 sacas. O segredo do sucesso na competição não foi algo conquistado em pouco tempo. Há mais de três décadas, a família de Hilgenberg iniciou a correção de solo com um programa de rotação de cultura dentro do sistema de plantio direto. A escolha da cultivar, as técnicas e cuidados na qualidade de semeadura da soja, além de boas condições climáticas desse ano levaram o produtor a apresentar o excelente resultado.

De acordo com Luiz Nery Ribas, presidente do Cesb, a tradição de plantio dos Hilgenberg retrata bem o trabalho realizado por grande parte dos vencedores do desafio. "Não é de um dia para outro que um produtor consegue alcançar 100 sacas por hectare. Esse é um trabalho que leva anos para se desenvolver", comenta. "São necessárias dedicação e experimentação, mas também precisa haver a convergência de diversos fatores, como as boas condições climáticas, um excelente perfil do solo, o uso de cultivares que preenchem todos os requisitos para alta produtividade e os ajustes finos do sistema de produção."

O desafio é dividido em duas categorias: soja irrigada e não irrigada (de sequeiro). Na primeira, é premiado apenas um campeão nacional; na segunda, são contemplados, além do campeão nacional, os campeões municipais, estaduais e regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste). Os vencedores nacionais e regionais ganharam, como prêmio, uma viagem técnica aos Estados Unidos, que ocorreu entre os dias 1 e 9 de agosto e incluiu visitas a culturas de soja de alta produtividade, centros de pesquisa e universidades.

Com informações da Famato