Entrevista da semana - Vergilio Perius «Voltar
Disseminar os princípios do cooperativismo e proporcionar um amplo conhecimento a respeito da ética, dos valores e dos princípios do setor. Com estes objetivos, foi criada, há quatro anos, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), sediada no Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sescoop/RS. 

Com uma biblioteca com mais de 7,5 mil exemplares, a Escoop já obteve nota máxima do Ministério da Educação. O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, afirma que a avaliação do MEC é um sinal muito claro de que a instituição está no caminho certo. Confira a entrevista sobre a Escoop.

O que é a Escoop e porque ela foi criada?

Vergilio Perius – A Escoop é a primeira instituição de Ensino Superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. Ela é reconhecida pelo MEC no dia 25 de julho de 2012 que, inclusive em sua primeira avaliação nos deu uma nota máxima quanto ao projeto acadêmico (5) e quanto ao projeto operacional a nota chegou a 4 por causa da não informatização da biblioteca, questão que já está resolvida atualmente. Atualmente, são 7.565 exemplares, com ênfase maior no segmento cooperativo, mas há também obras de administração, contabilidade, agricultura e literatura.

A Escoop foi criada por meio da correta leitura das normas do Sescoop Nacional. A medida provisória que criou o Sescoop (artigo 8º) coloca três grandes objetivos do Sescoop: Promoção Social, Formação Profissional cooperativista e Monitoramento em sociedades cooperativas. Por entendermos que o mais importante deles é o ensino de formação profissional cooperativista, cujas palavras têm um sentindo ontológico fundamental, criamos a Escoop.

A medida provisória nos determinou o ensino de Formação, vinculada às diretrizes de base da educação nacional. A lei determina que o ensino seja profissional, ou seja, não acadêmico apenas. E essa é a grande diferença da Escoop: ela ensina a profissão. E por isso criamos o curso Superior de Gestão em Cooperativas. Tanto que nosso principal público é associado e empregado de cooperativa.

Esse ensino de formação cooperativista deveria estar vinculado à gênese própria de uma empresa cooperativa, conhecimento que as universidades públicas e privadas não. E o Sescoop/RS, assim como os Sescoops de todo o país, tem essa gênesis, faz parte do nosso ideário de vida e ação no processo econômico que vivemos: trabalhar a questão cooperativa.

O MEC avaliou a Escoop com notas entre 4 e 5, nos últimos anos, considerando 5 como o patamar “ótimo”. Isso a coloca entre as melhores instituições de ensino superior do país. Qual a importância disso?

Vergilio Perius – Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Acertamos primeiramente no curso Superior, através do ensino tecnológico. Segundo, trabalhamos a gestão, principal carência do cooperativismo atual. E nisto está a diferença de qualquer sociedade cooperativa: a diferença não está no mercado. O mercado é igual para todos. O sistema tributário é igual para todos e a logística também. A diferença de gestão é a principal qualidade e diferencial das cooperativas. Os bons gestores elevam a cooperativa, fazem ela progredir. E preparar gestores para o futuro do cooperativismo é essencial e para isso a Escoop existe.

Em relação às outras institucionais convencionais, quais os diferenciais da Escoop?

Vergilio Perius - As universidades convencionais normalmente não gostam do curso tecnológico por serem cursos de curta duração e profissionalizantes. A Escoop forma, em 32 meses, bons gestores. Nós ensinamos a gestão cooperativa de uma forma profissionalizante. Atualmente, o Ministério do Trabalho e Emprego já reconhece como profissão Tecnólogo em Gestor de Cooperativa, aptos a realizar, inclusive, concursos públicos.

Qual a abrangência da Escoop no país?

Vergilio Perius - Além do Curso de Graduação em Gestão de Cooperativas temos os cursos de MBAs em Gestão de Cooperativas Odontológicas (Porto Alegre), Gestão de Cooperativas (Pelotas, Porto Alegre, Belém e Fortaleza), Gestão Estratégica do Agronegócio (Santa Maria) e Gestão de Cooperativas – Turma Emater.  Parabenizamos e agradecemos também o Sescoop Nacional por reconhecer a possibilidade do Mestrado na Escoop, melhorando a pesquisa e o conhecimento cooperativo e, em consequência, a docência. O reconhecimento do Sescoop é a abrangência. Ao formar mestres, estaremos abrindo os braços para todo o país.

Associados de cooperativas podem receber algum estímulo para estudar na Escoop?

Vergilio Perius - O Sescoop/RS, mantenedor da Escoop, custeia 70% de bolsa de estudos a associados e empregados de cooperativas. Criamos diretrizes juntamente com a cooperativa da qual o aluno é associado, para que a cooperativa paga 10% e o aluno 20%, para que a cooperativa seja coparticipante do processo de formação do gestor. A bolsa permite que mesmo os associados e empregados que não têm condições financeiras, possam realizar um curso Superior, o que se caracteriza como uma inclusão social, cultural e acadêmica.

Qual o período de inscrições para o vestibular da Escoop e qual o procedimento para participar?

Vergilio Perius – O ingresso na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop se dá através de Vestibular. Em 2015, o Vestibular será realizado no dia 6 de dezembro. As inscrições podem ser feitas através do site escoop.edu.br no período de 1º/10 a 25/11.

Expectativas:

Com certeza o aluno que escolhe a Escoop, ele tem um claro objetivo: tornar-se um gestor qualificado, crescer e contribuir para o crescimento da cooperativa. Hoje, cerca de 80% dos alunos que são associados, empregados e dirigentes de cooperativas. Aqui o aluno que tem fome e sede pelo aprendizado cooperativo é bem-vindo.

Fonte: OCB