Minas Gerais e São Paulo vão representar Café brasileiro no Canadá «Voltar
A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), promoverá, entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro, sua segunda missão comercial "Doing Business in Canada  Brazilian Coffee", voltada a fornecedores do setor e produtores de café visando ao incremento das exportações do café brasileiro.

A programação inclui Vancouver, Toronto e Montreal e terá rodadas de negócios, visitas técnicas e treinamentos, além da participação na "Canadian Coffee and Tea Show". A comitiva contará com exportadores integrantes das empresas Santo Valle Specialty Coffees (Ribeirão Preto/SP), 1857 Coffee Export (Machado/MG), Kaphé Indústria e Comércio (Guaxupé/MG), Arroba Agronegócios (Bocaína/SP) e Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal - Coopinhal (Espírito Santo do Pinhal/SP), que farão uma viagem ao país a fim de explorar as oportunidades que o mercado oferece.

Na primeira missão realizada em 2014, a CCBC levou ao Canadá sete produtores de café de diversas regiões produtoras brasileiras, e algumas delas já estão exportando café para o Canadá. Atualmente o país norte-americano é o nono maior consumidor per capita de café do mundo, com um crescimento de 3% ao ano.

O Brasil responde por 23% dessas importações, sendo o segundo maior fornecedor do produto, perdendo apenas para a Colômbia. O País exporta, em sua grande maioria, café verde e o potencial de exportação é muito grande para um café de maior valor agregado.

Hoje, o Canadá tem potencial para ser um dos nossos principais parceiros comerciais e esta relação se solidifica cada vez mais pois, segundo o documento ?Global Markets Action Plan?, divulgado pelo Governo Canadense, o Brasil é um dos mercados estratégicos para o Canadá no incremento nas relações comerciais daquele país. Por sua vez, o governo brasileiro incluiu recentemente o Canadá no Plano Nacional de Exportação (PNE) como um dos países prioritários.