Coopercarga/SC recebe certificação ISO 14001 «Voltar


A Coopercarga, operadora logística para o Brasil e Mercosul, conquistou a certificação do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, norma que fornece uma estrutura para a proteção ambiental e alcance de objetivos ambientais de uma organização. 

O processo de implantação da norma teve início ainda em 2013 quando a cooperativa passou a realizar adequações e mudanças nos procedimentos internos para atender à legislação. Também foram realizados treinamentos e capacitação das equipes e campanhas focando a gestão ambiental, todos visando à sensibilização das pessoas para os novos métodos de trabalho introduzidos aos processos.

A conquista reforça o comprometimento em ir além da oferta de soluções logísticas aos clientes, podendo agregar valor aos negócios e oferecer um verdadeiro diferencial ao mercado. “A construção de uma cultura sustentável não é tarefa simples. Foram necessários investimentos, adequações de processos, de normas e, principalmente, do engajamento de todos. Mas para a Coopercarga o resultado é compensador. Sermos reconhecidos por meio de uma certificação, como uma organização preocupada com o meio ambiente, nos motiva a trabalhar ainda mais dentro deste importante pilar estratégico, aprimorando ações, adotando novas iniciativas e disseminando boas práticas não só na cooperativa, mas também na sociedade em que estamos inseridos”, finaliza Roman.

O tema gestão ambiental passou a ser tratado em todas as atividades, proporcionando novos aprendizados aos colaboradores e associados e criando, com isso, uma visão sustentável em todas as esferas. “As práticas desenvolvidas durante a implantação da ISO 14001 possibilitaram criar esta cultura nas pessoas que fazem parte da cooperativa, não só no ambiente profissional, como na vida de cada um”, afirma o presidente da Coopercarga, Osni Roman. 

Sobre a Coopercarga
Fundada em 1990 em Concórdia (SC), a Coopercarga foi instituída por um grupo de 143 transportadores e tem como base o modelo cooperativo. Oferecendo soluções logísticas integradas, a organização passou a atuar, ao longo dos anos, nos mais diversos negócios e segmentos e, hoje, suas atividades estão concentradas nas operações com o transporte rodoviário de cargas (nacional e internacional), centros de armazenagem, distribuição urbana, operações florestais e off road e postos de combustíveis, além de possuir uma equipe especializada e qualificada na formatação de projetos logísticos que sejam adequados à necessidade de cada cliente.

São mais de 60 unidades localizadas estrategicamente em todo Brasil e Mercosul, uma frota composta de 1,9 mil caminhões com idade média de quatro anos e monitorada 24h por equipamentos de última geração. Entre os mais de 60 clientes, grandes empresas se destacam como Ambev, Fibria, Loreal, BRF, Danone, Unilever, Nestlé, Ceras Johnson, Pepsico e outros. A Coopercarga também está entre as maiores e melhores empresas de transporte do Brasil de acordo com o ranking Exame.