Cersul continua tendo a menor tarifa de energia elétrica do Brasil «Voltar
A agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou no dia 22/9, em reunião de diretoria, o reajuste tarifário anual da Cooperativa de Distribuição de Energia – CERSUL que entrou em vigor esta semana. 

As tarifas de fornecimento da Cersul serão reajustadas em média 29,59%, tendo um efeito médio a ser percebido pelos consumidores do grupo A de 28,83% e para os consumidores do grupo B de 30,58%. Ao calcular os índices de reajustes, a Aneel considera a variação de custos que empresa teve no decorrer do período de referência. 

A fórmula do cálculo incluiu custos típicos da atividade de distribuição e outros como energia comprada de geradores, encargos de transmissão e encargos setoriais. É importante destacar que no atual reajuste houve um aumento de 366% nos encargos setoriais em relação ao reajuste anterior e que esse aumento refletiu em 22,40% dos atuais 29,59% que será repassado para tarifa dos consumidores da Cersul.

 Se não houvesse o aumento exagerado destes encargos o reajuste ficaria em torno de 7%. Mesmo com o novo reajuste, a Cersul continua sendo a segunda distribuidora com as tarifas residenciais mais baixas do Brasil como mostra o gráfico. (Fonte: Assimp da cooperativa)