Rede Brasileira do Bambu debate em Goiânia futuro do uso do recurso «Voltar


Rede Brasileira do Bambu debate em Goiânia futuro do uso do recurso
Esforço conjunto das universidades que organizam o III Seminário Nacional garante expressiva participação de estudantes no evento que ocorre no fim de outubro

Goiânia (GO) recebe, nos dias 27 a 30 de outubro, pesquisadores, técnicos, lideranças políticas, administrativas e empresariais, e profissionais da cadeia produtiva e de valor social do bambu de todo País para a terceira edição do Seminário Nacional do Bambu (III SNB), para debates norteados pelo tema “Bambu, Meio Ambiente e Tecnologia: Desafios e Perspectivas”. O seminário é realizado pela Rede Brasileira do Bambu (RBB) e vem consolidando-se como uma referência nacional na difusão do conhecimento técnico-científico e de práticas inovadoras na aplicação da planta.

Mas um público em especial merece destaque entre os inscritos, que já são quase mil – os estudantes. A alta participação de alunos se deve a um esforço das universidades que executam o III Seminário no engajamento desse segmento, com o objetivo de incluir na formação dos futuros profissionais de áreas multidisciplinares o conhecimento sobre bambu e as diversas possibilidades que a matéria-prima oferece. O seminário ocorrerá simultaneamente ao Congresso de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O evento terá quatro sessões temáticas, abrangendo campos de conhecimento como Agronomia, Botânica, Engenharia Florestal, Arquitetura, Engenharia Civil, de Energia, Design e outros. 

Os assuntos tratados são amplos, desde a botânica, o plantio e manejo até as normas técnicas de utilização do bambu na construção. “A intenção é fazer uma abordagem ampla e integrada das questões ambientais, socioeconômicas e tecnológicas relacionadas à planta”, explica a coordenadora-geral do III SNB, a pesquisadora e professora Anelizabete Alves Teixeira, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Organização
A promoção do III Seminário Nacional do Bambu é do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Acre); da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), ligada à UEG; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

A execução é da UEG, por meio do Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis e Fibras Naturais (Vittata Bambu/UEG), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da PUC-GO e da Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais (CPAB/UnB).

Conta com apoio das empresas Autotrac/DF e Embambu/GO, do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (LPF-SFB/MMA), do Banco Florestal do Estado de Goiás e da Rede Bambu Goiás, e parceria da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e da Tectônica, empresa júnior da UEG.

Serviço
III Seminário Nacional do Bambu – Rede Brasileira do Bambu (III SNB/RBB)
Quando: De 27 a 30 de outubro de 2015 - Abertura ocorre no dia 28, às 8h30
Onde: Centro de Convenções PUC-GO, Câmpus II, Avenida Engles, Jardim Mariliza, Goiânia (GO)
Informações :Vincere Associados – (61) 8347-2021
E-mail: contato@vincereassociados.com.br
Dâmares Vaz – (61) 8146-2439
Lydia Costa – (61) 8432-1328