Artigo: Cooperativismo de crédito: pessoas ajudando pessoas «Voltar
Texto: Márcio Port, presidente da Sicredi Pioneira RS

No dia 15 será comemorado por milhares de pessoas, em diversos países, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, que ocorre sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro.
 
No mundo inteiro mais de 600 milhões de pessoas são associadas a instituições financeiras cooperativas, demonstrando a força e a credibilidade que as cooperativas têm. Em alguns países, principalmente na Europa, as cooperativas figuram como a primeira ou a segunda instituição financeira do país. Este é o caso da França, onde as cooperativas administram 60% dos ativos do país, da Holanda, com 40% de participação e até mesmo da Alemanha e da Itália com 25% cada.
 
No Brasil, as 1.100 cooperativas de crédito, quando somadas, ocupam a 6ª posição no mercado financeiro, administrando 5,5% dos depósitos do país. Atualmente 7,5 milhões de brasileiros são sócios de uma instituição financeira cooperativa, cujo atendimento ocorre em mais de 5.000 pontos de atendimento, notadamente em pequenos e médios municípios, demonstrando a vocação que as cooperativas têm com o desenvolvimento local e com a inclusão financeira.
 
O estado do Rio Grande do Sul tem grande importância nacional, sendo daqui um de cada cinco brasileiros sócios de cooperativas de crédito, o que demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido pelo Sicredi em solo gaúcho.
 
O tema “Pessoas ajudando pessoas”, destacado no dia internacional do cooperativismo de crédito deste ano, relembra a importância de ajudar o próximo, reforçando os valores da cooperação, destacando a força da união e a importância da intercooperação. Juntos podemos construir um mundo melhor, mais justo, mais ético, do qual possamos nos orgulhar.
 
“As pessoas não se unem em cooperativas com a finalidade de lucrar, mas sim, para que outros não lucrem sobre elas” Pontes de Miranda.