Conquistas do cooperativismo de crédito «Voltar
Celebrado sempre na terceira quinta-feira de outubro desde 1948, em todo o mundo, o Dia Internacional de Cooperativismo de Crédito (DICC) relembra a história, a atuação e as conquistas obtidas pelas instituições financeiras cooperativas. A intenção é reconhecer e destacar o papel desempenhado pelo setor, homenageando aqueles que se dedicam a um modelo de negócios diferenciado – os próprios associados –, assim como quem trabalha nas cooperativas, contribuindo para inclusão financeira de milhões de pessoas.

A cada ano, a data, promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU – sigla em inglês para World Council of Credit Unions), se apresenta como uma oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido por essas entidades, aumentando, assim, a conscientização sobre sua importância – tanto econômica como social – e, consequentemente, o apoio ao movimento cooperativo.

Desta vez, o DICC será comemorado no dia 16 de outubro próximo, com o tema Serviço local, bem global, o qual foi idealizado para enfatizar o impacto positivo das cooperativas de crédito em escala mundial. “O DICC foi criado para reconhecer a base forte dessas cooperativas em suas comunidades, tanto em nível local quanto global”,

afirma Brian Branch, presidente e CEO do WOCCU. “O tema deste ano premia o modelo do cooperativismo de crédito, ao chamar atenção para as atividades realizadas pelas cooperativas, inclusive de voluntariado, na esfera local, nacional ou internacional”, acrescenta.

No Brasil, por exemplo, o cooperativismo é responsável pela inclusão financeira de 6,5 milhões de pessoas. “Nossas cooperativas oferecem aos seus associados produtos e serviços financeiros de boa qualidade, como pede o mercado, com o diferencial de um atendimento personalizado, no qual a educação financeira é destacada constantemente. A ideia é orientá-los ao melhor uso do dinheiro, com consumo e investimento de forma consciente. As cooperativas levam desenvolvimento não só aos seus associados diretos, mas às regiões onde estão presentes”, ressalta Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

Além de aumentar a divulgação do modo como atuam das cooperativas financeiras, a data também tem como objetivo estimular uma participação cada vez mais ativa dos associados nas atividades das cooperativas. No dia 16 de outubro, 57 mil cooperativas do ramo, presentes em 103 países e com mais de 200 milhões de cooperados, comemoram o momento com eventos, concursos e homenagens.

Fonte: Brasil Cooperativo