Membros do Fórum Permanente do Centro-Oeste em Goiânia «Voltar
Membros do Fórum Permanente criado pelas Organizações das Cooperativas Brasileiras dos Estados da região Centro-Oeste estiveram em Goiânia. A finalidade da visita técnica foi conhecer as ações e programas das unidades estaduais, para captar as melhores experiências e até o final deste ano, desenvolver um projeto comum entre todas as unidades do Centro-Oeste, Distrito Federal e Tocantins.

 Estiveram em Goiânia, a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO e anfitriã Valéria Mendes, o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti e a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade de Leão Oliveira. 

O Fórum Permanente foi criado no mês de agosto em reunião ocorrida em Brasília, desde então já houve um encontro no Mato Grosso e este em Goiás é o segundo. O próximo será nos dias 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul. A meta dos superintendentes e técnicos é o compartilhamento de programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pela OCB Nacional. 

De acordo com a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Valéria Mendes, a expectativa é de que ao final das reuniões seja formatado um sexto modelo de programa, que agregue contribuições de cada unidade e que contenha soluções comuns que possam ser utilizado por todos, respeitando as características de cada Estado.

A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade de Leão Oliveira, explicou que esta é a melhor iniciativa já feita, “pois dá oportunidade de todos verem na prática o que as unidades estaduais estão fazendo e como melhorar nossos processos”. Segundo ela, que trabalha no Sistema do Estado mais jovem do Brasil, é possível aproveitar muito desses encontros e mudar bastante a maneira de fazer as coisas tanto nas áreas meio e fim.  

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, disse que está anotando e avaliando as boas práticas de Goiás. O Sistema OCB/SESCOOP-MT foi o primeiro a ser visitado pela equipe de superintendentes e gerentes. Lá eles conheceram parte do sistema de informação (SI) que já está em fase de implementação e vai começar a ser operado em 2016.

 O SI é uma plataforma de gestão de planejamento integrado que vai concentrar todas as etapas de um processo, desde a concepção até a finalização. De acordo com Mazzotti, depois de pronto o software será partilhado com as outras unidades do Centro-Oeste, o que potencializará o uso do recurso.