Sistem OCB promove Encontro dos Ramos Educacional e Trabalho «Voltar
Evento é direcionado a cooperativistas, representantes do governo e de entidades parceiras

Personalidades importantes das áreas econômica, jurídica, administrativa e cooperativista já confirmaram sua participação como moderadores ou expositores do Encontro dos Ramos Educacional e Trabalho, organizado pelo Sistema OCB e que ocorrerá na próxima quinta-feira, na Casa do Cooperativismo, em Brasília. Com o tema Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do País, o encontro tem o objetivo de apresentar as peculiaridades do cooperativismo e debater o potencial contributivo destes dois segmentos – Educacional e Trabalho – para o enfrentamento da crise econômica vivenciada pelos brasileiros.

“Nossa intenção é sensibilizar os públicos interno e externo com relação ao potencial das cooperativas educacionais e de trabalho. Iremos apresentar as peculiaridades do cooperativismo, em especial destes dois ramos, propondo que sejam alternativas ao desenvolvimento do país”, explica o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

A abertura do evento está marcada para as 9h e contará com a participação do presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, diretor da OCB; e dos coordenadores dos conselhos consultivos dos ramos Geraldo Magela da Silva (Trabalho) e Ricardo Lermen (Educacional).

 Entre os nomes confirmados estão: o Secretário Geral da Organização Internacional da Industrial, Artesanal e Cooperativas de produtores de Serviços (Cicopa), Bruno Roelands; o secretário de Assuntos Econômicos da Federação de Cooperativas de Produção do Uruguai, Luis Maria Alvez Marin, que participarão do painel: Cooperativismo, crise e oportunidade: Uma visão contemporânea do papel das cooperativas, a ser moderado pelo representante nacional do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho, Geraldo Magela.

 O procurador do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, Jeibson dos Santos Justiniano, e o advogado especialista em relações do trabalho, discursarão ao longo do painel Cooperativismo e Direito ao Trabalho: Desafio cotidiano na esfera judiciária. O painel será moderado pela assessora jurídica da Organização das Cooperativas Brasileiras, Ana Paula Andrade Ramos Rodrigues.

 O vice-presidente da Comissão de Cooperativismo da Malásia, Hajah Hawa Binti Mohamed Salleh, ao lado do representante nacional do Ramo Educacional, Ricardo Lermen, falarão sobre Oportunidades e Desafios do Cooperativismo no Sistema Educacional Brasileiro.

 O responsável pelas áreas de capacitação e premiação da Fundação Nacional de Qualidade, Francisco Teixeira Neto; o sócio fundador e gestor de proejtos da Cooperativa de Trabalho em Tecnologias Livres (Colivre), Vicente Aguiar; a diretora pedagógica da Cooperativa de Profissionais da Educação do Município de Sinop, Daucia Marconi Baioni; a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sistema OCB, Susan Miyashita Vilela. Este são os nomes do painel: Criatividade no DNA: Gestão, Inovação e Organização formando a identidade cooperativista.