Sistema OCB/AL, Coopeapis e IFAL planejam 2016 «Voltar
Representantes do Sistema OCB/AL, da Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas (Coopeapis) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL/Campus Piranhas) se reuniram no sábado (24/10) para planejar parcerias para 2016. O encontro foi realizado na sede da Coopeapis, no Distrito Piau, em Piranhas.

O início de um programa de estágio e a utilização do laboratório da instituição de ensino para análises de solo e de microbiologia foram os assuntos discutidos na reunião. “Todas essas ações devem trazer benefícios mútuos para a instituição de ensino – envolvendo alunos e professores – e para o Sistema Cooperativo alagoano”, explica Márcia Túlia, superintendente do Sistema OCB/AL. 

O coordenador do curso de Agroecologia, Fabiano Prates, e a professora de Agroindústria, Ellen da Cruz, falaram sobre a importância dos alunos praticarem o que aprendem em sala de aula no mercado e sobre o incentivo que o Sistema Cooperativo alagoano está buscando viabilizar para o uso do laboratório do IFAL/Campus Piranhas. 

“Sabemos que o conhecimento adquirido por um aluno que fez estágio é diferente do de um aluno que não fez, e nós estamos aqui justamente para buscar espaço para todos eles se desenvolverem”, disse a professora. A Coopeapis já garantiu participação nos projetos e um levantamento sobre o interesse das demais cooperativas da região será realizado.

Quanto ao uso do laboratório, o coordenador explicou que a atual falta de recursos públicos para a compra de insumos tem comprometido o pleno funcionamento do setor da instituição de ensino: “Todos vão ganhar com essa parceria. Nós, que não estamos conseguindo manter os estoques de insumos devido aos cortes orçamentários; os alunos, que não vão parar de praticar; e os produtores rurais, que terão resultados de análises laboratoriais com baixo custo”, concluiu Fabiano Prates. 

Fonte: Sistema OCB/AL