Potencial das cooperativas brasileiras é apresentado a Adidos Agrícolas de 25 países «Voltar
Adidos agrícolas foram convidados a conhecerem a realidade do cooperativismo brasileiro e divulgarem os produtores nacionais em seus países

 Adidos agrícolas de 25 países estiveram reunidos no dia 28 de outubro, na unidade nacional do Sistema OCB, para conhecer o cooperativismo e o potencial de produção e de exportação das cooperativas brasileiras. A reunião foi promovida pelo Sistema OCB e antecedeu o lançamento da edição 2015 do Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras.

Os presidentes das unidades estaduais Edvaldo Del Grande (São Paulo), Esthério Colnago (Espírito Santo), Petrucio Magalhães Júnior (Amazonas) e Malaquias Ancelmo de Oliveira (Pernambuco) também participaram da reunião, que contou, ainda, com representantes das unidades do Paraná e Rio Grande do Sul.

Durante a abertura, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou o trabalho das cooperativas em ampliar sua qualificação de mão-de-obra e, também, os processos que envolvem gestão e governança.

“O cooperativismo tem trabalho duro para ampliar seu market share dentro e fora do Brasil. Embora sejamos um movimento relativamente jovem, considerando, o cooperativismo de outros países, estamos muito bem alicerçados em métodos que envolvem planejamento, construção de cenários, e uma mudança de paradigmas quando o assunto é gestão. As cooperativas têm aprendido que vai mais longe quem sabe aonde quer chegar”, enfatiza o presidente.

A presidente do grupo de diplomatas da agricultura no Brasil, Maria José Campos, conselheira e adida agrícola da Embaixada do Chile, agradeceu o apoio que a OCB tem dado ao grupo, desde sua criação, há cerca de um ano.

“A OCB sempre foi um grande parceiro na realização de nossas atividades e que envolvem cooperação. Esta reunião traz, sem dúvida, informações imprescindíveis ao desempenho de nossas funções na representação e articulação político-econômica entre países. O Catálogo Brasileiro é uma ótima fonte de informações que nos permitirá obter mais dados e conhecimento sobre o cooperativismo no Brasil, bem como sobre os produtos de cooperativas”, comenta a adida.

 A reunião entre o movimento cooperativista e os adidos agrícolas no Brasil teve, ainda, a exposição de cases bem sucedidos de três cooperativas: Aurora (PR), Comigo (GO) e Camta (PA). Além disso, entre uma apresentação e outra, a realidade dos estados do Paraná (o maior exportador do país) e do Espírito Santo (segundo maior produtor de café Conilon do mundo), também foi trazida ao conhecimento dos adidos.  Após a exposição dos casos de sucesso, o público participou do lançamento do da edição 2015 do Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras. (Leia a matéria completa sobre o evento)