Presidente do Sistema OCB participa de talk show no Fórum de Cidadania Financeira «Voltar

Durante o segundo dia de evento, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, irá participar  como debatedor do Fórum de Cidadania Financeira, no talk show Cooperativas e Cidadania: fortalecendo o desenvolvimento local e sustentável ás 12h. O talk show será transmitido ao vivo pelo site do Canal Cooperativo

Ao seu lado estarão: Roberto Rodrigues, embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial, que fará a palestra do painel, o consultor e coautor do livro “Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil”, Marden Marques Soares, e o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Bruno Quick. A moderadora será a jornalista, Mara Luquet.

 As cooperativas de crédito promovem o desenvolvimento econômico e asseguram o exercício da cidadania pela inclusão financeira, a partir de um trabalho de educação financeira junto aos associados. Além disso, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo representa o quinto maior conglomerado financeiro do país.

 O Ramo Crédito cresceu nos últimos 10 anos 171%, superando o crescimento de todos os outros sistemas bancários, e está presente em 95% dos municípios brasileiros, sendo que em 450 deles a cooperativa é a única forma de inclusão financeira disponível na região.

 Segundo dados do Banco Central do Brasil, em dezembro de 2014 haviam 1.106 cooperativas e mais de 7,5 milhões de cooperado. No total, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo gera mais de 43 mil empregos diretos, possui R$ 143 milhões em ativos e capta depósitos da ordem de R$ 68 bilhões.