Cooperativistas paraguaios conhecem cooperativas paranaenses «Voltar
A visita técnica de 34 cooperados e funcionários de 12 cooperativas de produção agropecuária do Paraguai iniciada na última segunda-feira se encerrou nesta sexta-feira (13) na Ocepar, em Curitiba. O grupo veio conhecer detalhes do sistema paranaense, principalmente o voltado para a preparação dos jovens e a integração das mulheres às cooperativas.

Acoordenadora da Aliança dos Comitês de Educação das Cooperativas de Produção (Acecoop), que pertence à Federação das Cooperativas de Produção (Fecoprod), Celia Veia,  reforçou que a visita teve como interesse “conhecer os programas de capacitação, a gestão administrativa e a integração de jovens e mulheres nos conselhos de administração das cooperativas paranaenses”.

Celia adiantou que a intenção do grupo é levar para o Paraguai as boas experiências das cooperativas do estado. “Com isso, queremos aumentar a integração de mais pessoas às cooperativas, por meio de várias ações, que passam principalmente pela formação dos jovens, visando ao fortalecimento do sistema em nosso país”.

Para Nilmar Schorr, presidente do Comitê de Educação da Cooperativa Naranjito, também foi importante conhecer o sistema de integração promovido por cooperativas do Paraná visando à agregação de valor à matéria-prima, o que garante a expansão das atividades e a consolidação do sistema, melhorando a renda do cooperado.  “Ao se pensar no futuro e na consolidação do cooperativismo paraguaio é preciso contemplar ações com base em experiências de sucesso, como as que existem no Paraná”, frisou.

Ao recepcionar o grupo de cooperativistas paraguaios, o superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, lembrou que o Paraná e o Paraguai mantêm um bom intercâmbio no campo da produção agropecuária e entre o sistema cooperativo. “Temos um relacionamento importante com as cooperativas paraguaias, que têm apresentado um crescimento significativo ao longo do tempo e são formadas, em sua maioria, por descendentes de brasileiros”, acrescentou.

Costa disse ainda que a expansão do setor agropecuário e, consequentemente, do agronegócio no Paraguai tem despertado o interesse de cooperativas paranaenses em investir no país vizinho. E lembrou que as cooperativas Lar, C.Vale e Copagril já têm unidades naquele território. “Na viagem que dirigentes das nossas cooperativas farão ao Paraguai no primeiro semestre de 2016 esse relacionamento será aprofundado e com certeza novas oportunidades de negócios surgirão, inclusive no campo da intercooperação entre as cooperativas paranaenses e paraguaias”, destacou.

 O grupo de cooperados paraguaios visitou as cooperativas Lar, Frimesa, C.Vale, Copacol, Frísia e Castrolanda, do ramo agroindustrial, o Sicoob, da área de crédito.

 Fonte: Sistema Ocepar