Presidente do Sistema OCB recebe Medalha Mérito Legislativo «Voltar
Homenagem é uma forma de reconhecer personalidades que realizam serviços de relevância para a sociedade

 O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi homenageado no Congresso Nacional, em Brasília. Ele recebeu, hoje, a medalha Mérito Legislativo em cerimônia de outorga que contou com a presença de representantes do Sistema OCB. O requerimento da homenagem foi feito pelo deputado federal Giacobo, por solicitação do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Osmar Serraglio.

“Uma grande honra”. Assim, Freitas resumiu o sentimento em receber a homenagem. “É um reconhecimento que vai além de nomes, pessoas ou instituições. Reflete aquilo que o cooperativismo tem de mais essencial: unir forças e compartilhar resultados. O movimento cooperativista abre novos caminhos de inserção na sociedade pela prática do empreendedorismo e do trabalho conjunto.

 E esses resultados não ficam concentrados apenas nos cooperados, eles se espalham, beneficiando um universo infinitamente maior de pessoas. Um reconhecimento deste nível, vindo do Legislativo, nos dá a certeza de estarmos no caminho certo, buscando a melhoria contínua de políticas públicas que contribuam para que o cooperativismo continue fazendo muito mais. 

A medalha é uma forma de homenagear personalidades, brasileiras ou estrangeiras, que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade. Pode ser um cientista, um político, um ator, um cantor, um religioso, qualquer pessoa que em certo momento da história do País realizou trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro.

 Os Deputados – legítimos representantes do povo – fazem esse reconhecimento em cerimônia realizada uma vez por ano no Plenário Ulysses Guimarães. A entrega é feita pelo presidente da Câmara ou pelo segundo secretário da Mesa Diretora da Casa, acompanhados dos Deputados que indicaram o homenageado.

O homenageado

Márcio Lopes de Freitas é agropecuarista e cooperativista há mais de 30 anos. Natural de Patrocínio Paulista, interior de São Paulo (SP), sua paixão pela agricultura e pelo cooperativismo vem de família. Por acreditar e defender os valores e princípios do cooperativismo, Freitas buscou na atividade cooperada uma melhor alternativa de vida. 

Graduado em Administração pela Universidade de Brasília, sua participação direta no cooperativismo teve início em 1994, nas diretorias da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) e da Cooperativa de Crédito Rural (Credicocapec), nas quais atuou como presidente. 

Sua contribuição para o desenvolvimento do cooperativismo teve continuidade na gestão frente à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), entre 1997 e 2001, e, finalmente, como representante máximo do setor, no exercício de presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e também do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), desde 2001.

A presidência da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), assumiu em 2005, com a criação da entidade. Já a presidência da Organização das Cooperativas dos Povos de Língua Portuguesa (OCPLP), Freitas assumiu em 2010.