Sicoob MaxiCrédito lança livro Sementes da Cooperação «Voltar

Obra trata da história de três décadas da instituição
 
O cooperativismo de crédito acaba de ganhar mais uma importante obra de pesquisa e memória. Na manhã desta sexta-feira (20), o Sicoob MaxiCrédito lançou o livro Sementes da Cooperação, uma obra que celebra os 30 anos de história da cooperativa. O evento aconteceu no auditório da instituição, em Chapecó e contou com a presença de autoridades cooperativistas, fundadores, dirigentes, funcionários e imprensa local.

A publicação com 234 páginas e autoria de Julmir Cecon, trata não apenas de fatos históricos, mas traz para o público uma abordagem sobre os principais avanços do cooperativismo brasileiro e catarinense, depoimentos de nomes importantes no cenário, associados e funcionários que viram a evolução da instituição. Toda a história está distribuída em quatro capítulos, que tem como norte árvores que representam como o cooperativismo atua na sociedade: Bracatinga, Erva-Mate, Ipê-amarelo e Pinheiro Araucária.

Para o presidente, Elói Frazzon, o livro Sementes da Cooperação representa cada um dos associados que, de uma forma ou de outra, deram sua contribuição para o Sicoob MaxiCrédito ser hoje uma das maiores cooperativas de crédito do país. “Cada um que por aqui passou tem parte na história de três décadas da cooperativa, pois acreditaram e uniram forças para dar continuidade”, disse. Elói ainda reforçou que “um sistema sólido e sustentável, no qual as pessoas participam, tende a se desenvolver ainda mais e melhorando as comunidades onde atua”.

De acordo com o autor da obra, Julmir Cecon, a obra retrata a importante e contínua colaboração do Sicoob MaxiCrédito para a sociedade: “o Livro Sementes da Cooperação certifica uma trajetória firme, solidária e edificadora de cidadania a milhares de pessoas que, de uma outra forma, usufruíram de financiamentos e outros serviços da MaxiCrédito”, afirma.

Foram muitas horas de pesquisa, entrevistas, produção de imagens, que resultaram numa obra rica em conteúdo e detalhes, mas de fácil leitura. Na opinião do Diretor Administrativo, Ari José Roman, a publicação é um documento que servirá de fonte de pesquisa para diversas áreas, além de incentivo para que as futuras gerações conheçam ainda mais o cooperativismo.
 
O Sicoob MaxiCrédito

O Sicoob MaxiCrédito foi fundado em 16 de novembro de 1984, com o objetivo de suprir as necessidades de crédito agropecuário existentes na região. Com o nome inicial de CrediAlfa, foi idealizado e concretizado por líderes cooperativistas e agricultores de Chapecó e região, ligados à Cooperalfa, que viram uma maneira de levar oportunidades à agricultura.

A MaxiCrédito cresceu muito nos últimos anos e, principalmente, porque, em 2005, estendeu seu atendimento para todos os ramos da sociedade. O associado é o principal motivo que leva a cooperativa a acreditar que ajudar no financiamento de negócios faz com que a região se desenvolva ainda mais. Hoje são mais 61 mil associados que são atendidos em 35 agências na região Oeste e Litoral catarinense.