Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário avalia 2015 e traça estratégias para 2016 «Voltar


 Os rumos do Ramo Agropecuário, ao longo de 2016, foram discutidos hoje, em Brasília, pelos integrantes do Conselho Consultivo do ramo. Representantes de diversos estados compareceram à reunião, que também teve como foco a avaliação das ações realizadas neste ano. O encontro ocorreu na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras.

Dentre os principais assuntos tratados estiveram: a Lei de Proteção de Cultivares, o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras (SNCUA), o Índice de Confiança do Agronegócio (ICAgro), a realização do censo do cooperativismo agropecuário de lácteos, o seguro rural, a flexibilização de garantias vinculadas aos programas Pesa, Securitização e Recoop e, ainda, a reformulação do capítulo 5 do Manual de Crédito Rural.

Segundo o representante nacional do Ramo Agropecuário, Luiz Roberto Baggio, a assertividade na definição e na condução da pauta estratégica das demandas das cooperativas agropecuárias têm garantido a efetividade das ações desenvolvidas pelo Sistema OCB, com vistas ao desenvolvimento e crescimento sustentável de seus modelos de negócios.

Durante a reunião do Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário, os conselheiros também discutiram as melhores estratégias para a atuação do Sistema OCB, junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O grupo também definiu que seu próximo encontro deverá ocorrer até o fim de janeiro de 2016.