Piscicultura é alternativa de renda para assentados «Voltar

A Emater-DF entregou, durante o mês de novembro, 37,5 mil alevinos de tilápia nos assentamentos de reforma agrária dos municípios goianos de Água Fria e Planaltina de Goiás. Ao todo, 20 famílias de produtores foram beneficiadas com os filhotes de peixe, que servirão como mais uma fonte de renda para as comunidades da região. A ação é uma parceria da empresa com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF.

De acordo com o técnico em agroindústria Fábio Roberto Costa, a criação de peixes aproveita os tanques que são usados para irrigação de hortaliças. “Assim, o produtor diversifica suas atividades, além de atender às necessidades da família” explica o técnico da Emater-DF. Quando as tilápias atingem 800g, elas podem ser comercializadas tanto na propriedade como nas feiras na região.

Por meio da Gerência de Projetos Estratégicos Norte (Gepren) — o escritório da Emater-DF que atende os assentamentos dos dois municípios goianos —, já foram ministrados cursos sobre piscicultura para os produtores, para capacitá-los sobre alimentação, tipos de criação, filetagem, entre outros aspectos. “Com essas atividades de qualificação, os assentados podem obter mais eficiência na criação e venda, alcançando resultados melhores na atividade”, conclui Fábio Roberto.

Fonte: Emater