OCB e BC formam facilitadores para programa de educação financeira «Voltar
No mundo do consumo e com um mercado instável, se torna cada vez mais difícil controlar as finanças pessoais diante de um cenário econômico inseguro. E, pensando nessa questão o Sistema OCB, em parceria com o Banco Central do Brasil, realiza durante toda esta semana, em Fortaleza (CE), o curso para formar facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais. O público-alvo é formado por multiplicadores e pessoas que trabalham com desenvolvimento comportamental e financeiro. 

A gerente de Formação Profissional do Sistema OCB/CE, Ilana Oliveira, ressalta a importância da realização do curso para o incentivo à cultura de uma educação financeira dentro das cooperativas. “Nós viemos aproveitar o conhecimento que o Banco Central tem quando o assunto é finança pessoal, pois eles têm um material bastante desenvolvido nesse assunto. O objetivo deste curso é formar multiplicadores no assunto para que, após adquirir o conhecimento, possam retransmitir aos cooperados”, argumenta Ilana.

Para o Banco Central do Brasil, o encontro é uma oportunidade que a instituição está aproveitando para repassar seu conhecimento no assunto, já que dispõe de um grande material voltado para o tema. “O Banco Central passou a reconhecer a importância de um curso de gestão de finanças pessoais. Neste momento estamos com essa parceria com o Sistema OCB/CE para difundir essa cultura da educação financeira junto às cooperativas, que são muito fortes em todo o Brasil. Essa parceria vai ajudar a difundir a cultura de uma gestão de finanças aos cooperados”, afirma o analista do Banco, Joaquim Brasileiro. 

A metodologia está sendo desenvolvida de acordo com o público do curso. Neste caso, líderes de cooperativas e pessoas ligadas à área financeira dessas instituições. Os facilitadores terão uma oportunidade de preparar a própria gestão financeira e, por isso, poderão dar exemplo a tantos outros que queiram saber mais sobre a gestão de finanças pessoais.

“Cabe a nós incentivar os facilitadores para que se coloquem no lugar de quem irá receber a informação para que tenham o máximo de proveito dos conhecimentos que estão sendo abordados aqui”, disse Evaristo Araújo, analista do Banco Central do Brasil.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Maria Eugênia Ruiz, responsável pelo programa de Educação Financeira, os estados do Paraná e do Ceará foram escolhidos visando a validação dos ajustes na metodologia, apontados pelos dois grupos quando foram público-alvo da primeira capacitação no projeto-piloto.

“Com a atualização proposta pelos dois estados, foi possível enriquecer ainda mais os aspectos do programa. Acredito que, a partir de agora, os facilitadores terão condições de ter um olhar mais profundo sobre os vieses social e econômico que envolvem a educação financeira”, explica a gerente.

De acordo com Maria Eugênia, até o fim deste ano, a unidade nacional do Sescoop estima ter 100 facilitadores formados pelo Banco Central do Brasil. A intenção é que o programa seja disponibilizado às cooperativas no ano que vem. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)