Fórum reúne cooperativas agropecuárias de sete estados «Voltar

O Fórum Baiano das Cooperativas Agropecuárias, realizado nos dias 15, 16 e 17 em Petrolina/PE, reuniu 47 dirigentes de 22 cooperativas de sete estados do Nordeste. O evento teve como tema “Cooperativismo Agropecuário, Situação e Perspectivas Econômica Atuais”, e foi desenvolvido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que abordou sobre os princípios do cooperativismo, a importância do Sistema para o desenvolvimento das cooperativas, além de expor os objetivos e oportunidades que este fórum traz para os participantes. “O Fórum permitiu que as cooperativas dialogassem entre si, trocassem experiências, além de obter conhecimento das lideranças da região, e também do representante do Ramo Agropecuário na OCB. Foi um evento importante para o alinhamento das cooperativas na região”, sinalizou o presidente.

Em seguida, Roberto Baggio, representante do Ramo Agropecuário na OCB, palestrou sobre a “Situação Econômica e Política de Comercialização Agrícola Atual”, abordando principalmente sobre o momento da economia nacional e a situação da política agrícola divulgada recentemente pelo governo, e que aguarda regulamentação para ser efetivada.

Ao fim do primeiro dia os presentes participaram da rodada de negócios, orientada pelo SEBRAE, que incentivou as cooperativas a se articularem e interagirem, além de praticarem a intercooperação entre elas. Durante o evento os participantes manifestaram as principais oportunidades que as cooperativas na região têm para ampliar seus negócios e ter melhor acesso aos mercados, além do levantamento de ações de melhorias de politicas publicas a serem demandadas às autoridades competentes.Para o Diretor do Ramo Agropecuário na OCEB, Carlos Meurer, o evento foi o primeiro passo para desenvolvermos um estudo mais aprofundado do sistema, suas necessidades e buscar soluções para a médio e longo prazo e sairmos mais fortalecidos dentro do mercado em que cada um atua.

No último dia do Fórum, os participantes visitaram a Cooperativa Agrícola de Juazeiro - CAJ, fundada desde 27 de maio de 1994, sendo uma das maiores e mais bem-sucedidas cooperativas de produtores do Vale do São Francisco. “A visita foi de grande valia para a troca experiência entre os participante e cooperativas, afim de levar as reflexões sobre o que vimos no evento, fazendo um contraponto com as experiências de nossas cooperativas”, afirmou Luiz Pradella, presidente da Cooperfarms.

Para o gerente comercial da CAJ, Júnior Silveira, evento foi “muito importante do ponto de vista da articulação e fortalecimento do setor.  Juntos e bem articulados sempre seremos mais fortes”, conclui.

Fonte: Sescoop/BA