Capacitação para conselheiros de administração começou nesta segunda «Voltar

Integrantes do Conselho de Administração das organizações estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estão em Brasília, para participam de uma capacitação, objetivando a ampliação de seus conhecimentos a respeito da estrutura e funcionamento institucional, marcos legais e das responsabilidades perante os órgãos de controle da entidade. O curso que ocorre na Casa do Cooperativismo começou nesta segunda (23/05) e termina na quarta-feira (25/05).

Importância - A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, fez a abertura do curso, saudando aos participantes. “É muito importante conhecer o trabalho dos órgãos de controle, bem como os normativos que norteiam a atuação das organizações estaduais, sobretudo para agir de acordo com as diretrizes e normas, na hora da tomada de decisão. Por isso, esperamos que cada conselheiro tenha o máximo possível de proveito nesta capacitação”, comenta Karla Oliveira.

Programação – Nesta segunda, a capacitação contou com a participação do representante do Tribunal de Contas da União, o auditor de Controle Externo, Marcelo Mattos Scherrer, que discorreu sobre os processos que dizem respeito à fiscalização das entidades do Sistema S – no caso do cooperativismo a entidade fiscalizada é o Sescoop.

Aprofundamento - Nesta terça-feira (2/05), o dia será composto por uma série de atividades que envolverão o aprofundamento de informações a respeito das relações institucionais da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), sobre o planejamento estratégico como ferramenta para governança e, ainda, sobre o Sescoop e sobre os papeis e atribuições dos conselhos à luz do Regimento Interno. Também haverá um espaço para que os participantes conheçam os integrantes do Conselho Nacional do Sescoop.

Normativos - Na quarta-feira, último dia da capacitação, os participantes discutirão questões relativas aos principais normativos do Sescoop e sobre como utilizar os relatórios de auditoria em prol da governança.

Fonte: Informe OCB