Presidente da OCB recebe homenagem durante abertura de Megaleite 2016 em MG «Voltar

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi um dos homenageados pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, hoje, durante a abertura da 13ª edição da Megaleite, principal feira voltada à pecuária leiteira do país, aberta oficialmente em Belo Horizonte (MG). O líder cooperativista recebeu a medalha Mérito Girolando, um reconhecimento pelo importante serviço prestado ao segmento, por meio do estímulo ao desenvolvimento das cooperativas agropecuárias do país.

Além de Márcio Freitas, que recebeu a medalha como destaque de Liderança Nacional, também foram homenageadas as seguintes autoridades:

- Personalidade do Ano: João Cruz Reis Filho, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Estado de Minas Gerais, que discursou em nome dos homenageados.

- Produtor de Leite: Eire Ênio de Freitas – Fazenda Medalha Milagrosa, localizada em Prata (MG)

- Jovem Criadora: Daniella Martins da Silva – Fazenda Java Pecuária, localizada em Monte Alegre de Minas (MG)

- Criador: José Márcio Bellini Alvim – Fazenda Monte Alverne, localizada em Guarani (MG)

- Mulher: Aurora Trefzger Cinato Real – Fazenda Vale da Rondinela – localizada em Jaraguari (MS)

MEGALEITE 2016 – Com a presença do governador de Minas Gerais Fernando Pimentel, a 13ª edição da Megaleite foi aberta oficialmente nesta terça-feira (21/6), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG).  A feira marca o início do projeto de revitalização do Parque da Gameleira. O governador anunciou que serão destinados R$ 5 milhões para a reforma do recinto a partir deste ano.

“Na Megaleite estamos celebrando o processo de revitalização e recuperação do Parque da Gameleira. Não vamos abrir mão desse equipamento que é um símbolo essencial para o agronegócio de Minas; vamos recuperar os pavilhões, refazer a parte elétrica, abastecimento de água. Tenho uma relação afetiva muito grande com o parque. Quando criança gostava de vir aqui passear e acompanhar as exposições”, disse Pimentel, que também anunciou a criação do Fundo Sanitário Privado, relativo ao combate à febre aftosa. Minas Gerais completa 20 anos sem registrar a doença.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, destacou que o projeto prevê ainda a realização de diversas feiras agropecuárias no local, além da Megaleite 2016, que pela primeira vez acontece em Belo Horizonte graças à parceria com o Governo de Minas.

“Estamos trazendo para este lugar, que é o ponto de encontro do rural com o urbano, isso no coração de Minas Gerais, na sua capital, estamos trazendo grandes exposições. Diziam que o Parque da Gameleira era pouco usado, mas era pouco usado porque era inviável para o criador. Reduzimos o valor do aluguel cobrado das associações de criadores para 10% do valor que era cobrado, e isso está permitindo a volta das exposições, que só evidencia a potência do agronegócio de Minas”, garantiu o secretário. O vice-governador Antônio Andrade também participou do evento.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – Deputados da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizaram após a abertura oficial da Megaleite uma audiência pública para discutir a produção leiteira no Estado. Entre os temas reivindicados pelos criadores está a melhoria na segurança pública da área rural.

A audiência foi finalizada com a entrega de três veículos ao Fundo de Investimento do Teste de Progênie da raça Girolando. Os carros adquiridos com recursos provenientes de emendas parlamentares dos deputados Fabiano Tolentino, Antônio Carlos Arantes e Nozinho e serão utilizados para entrega gratuita de doses de sêmen de touros Girolando a criadores de todo o Brasil.

SERVIÇO – A Megaleite 2016, que ocorre em Belo Horizonte (MG), vai até o próximo domingo (26) e conta com as principais exposições das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Pardo-Suíço.

(Fonte e foto: Sistema OCB e assessoria de imprensa do evento)