Sistema Ocemg acompanha cooperativas mineiras por meio do Programa Educa OQS «Voltar

O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire dizia que “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”, e é com esse pensamento que o Sistema Ocemg vem a cada ano aprimorando seus projetos de educação cooperativista, com o propósito de integrar os associados e fortalecer o seu relacionamento e representatividade junto às cooperativas.

O Programa de Formação Técnica e Acompanhamento da Organização do Quadro Social das Cooperativas - Educa OQS, é um desses projetos. Lançado em 2015, a iniciativa vem, desde então, capacitando os colaboradores das cooperativas mineiras para uma melhor estruturação de seus quadros sociais, por meio de um processo dinâmico, sistemático e permanente.

O curso é voltado para os colaboradores considerados estratégicos, como por exemplo, os Agentes de Desenvolvimento Cooperativista (ADC) e os Agentes de Desenvolvimento Humano (ADH). Além disso, foi estruturado em quatro frentes de trabalho: “Formação Técnica em OQS”, etapa que propicia a capacitação do profissional da cooperativa de forma que ele esteja apto a identificar, elaborar e adotar metodologias adequadas à promoção de ações voltadas para a organização do quadro social nas cooperativas.

Outra frente do Programa é o Monitoramento, “Visitas Técnicas às Cooperativas”. Por meio delas é possível fazer um acompanhamento sistemático com as cooperativas participantes do Educa OQS. Em cada visita, os técnicos da Gerência de Acompanhamento avaliam se o que foi compartilhado durante o curso de 80 horas vem sendo colocado em prática pela cooperativa.

Para vincular teoria e prática no eixo “Disseminação de Boas Práticas”, os casos de sucesso em OQS realizados por outras cooperativas são apresentados como incentivo e exemplo na adoção de novos processos e ferramentas de gestão que podem potencializar o negócio. Uma novidade foi o lançamento do livro “Boas Práticas Cooperativistas em Minas Gerais”, publicação que traz os casos de sucesso das cooperativas vencedoras do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2013 e 2015.

Cursos, workshops e palestras entram no eixo “Intercâmbio de conhecimentos”. Por ele, as cooperativas participantes do programa sempre são comunicadas sobre todos os eventos realizados pelo Sistema Ocemg. Nele, também é realizado um fórum de imersão da OQS que visa integrar as turmas de 2015 e 2016 para trocarem experiências e conhecimentos.

Essas quatro frentes estão fundamentadas nos processos da educação cooperativista que vêm se mostrando cada vez mais eficientes para minimizar diversos conflitos que incidem sobre a gestão social e econômica da cooperativa, aliados à implantação e aperfeiçoamento do quadro das organizações sociais.

Fonte: Sistema Ocemg