OCB estimula cooperativas a participarem do Prêmio SOMOSCOOP «Voltar

Boas ideias existem para circular. No meio cooperativista, onde o verbo compartilhar se conjuga em todos os tempos, quem se dedica a criar soluções merece espaço e atenção. É o que propõe o Prêmio SOMOSCOOP, cujas inscrições encontram-se abertas. E, com a intenção de estimular a participação do maior número de cooperativas, a OCB apresenta, a partir de hoje, uma série de com sete matérias especiais, a serem veiculadas ao longo das próximas semanas.

E, como assunto principal de cada uma delas, nada melhor do que os casos de sucesso, vencedores das sete categorias da última edição do Prêmio, quando ainda se chamava Cooperativa do Ano, ocorrido em 2014. Os textos foram veiculados em uma edição especial da Revista Saber Cooperar. Para abrir a série, apresentamos o primeiro lugar da categoria Atendimento: a cooperativa Querubim Saúde, de Brasília.

Acesso ampliado a todos os usuários

A Cooperativa de Trabalho e Ensino Querubim Saúde funciona em Samambaia, cidade do Distrito Federal. O aumento rápido do quadro de cooperados motivou a instituição a planejar uma forma de otimizar o trabalho e, com isso, buscar melhorias e transparência dos processos. Percebeu-se, em pouco tempo, a urgência da implantação de uma ferramenta para facilitar o acesso à internet.

A planilha de Excel, por exemplo, já não era mais suficiente para o departamento financeiro, que despendia muito tempo para a execução da folha de pagamentos e não conseguia reali¬zar todos os apontamentos necessários. Foram essas dificuldades que motivaram a equipe da cooperativa a elaborar o projeto Syscooperando Querubim, fundamental para garantir ao quadro social a possibilidade de consultar informações importantes pela internet.

Também se detectou a necessidade de, numa primeira etapa, divulgar amplamente as inovações a serem implantadas. O momento seguinte foi elaborar uma rotina de treinamento para que todos pudessem se inteirar da melhor forma de operar as mudanças e, assim, aproveitarem os benefícios do projeto.

Após a implantação do projeto, o acesso a esses dados melhorou consideravelmente, situação comprovada pelos próprios cooperados. “Por meio desse sistema, conseguimos agilidade para fazer os pagamentos antes da data prevista, bem como manter o caixa da cooperativa com toda a transparência necessária, disponibilizando os recibos com facilidade e aumentando a divulgação de notícias na internet”, informa a presidente da Querubim, Shirley Rodrigues. “Além disso, registramos uma economia de recursos – que antes eram utilizados para a compra de papel –, contribuindo, também, para o desenvolvimento sustentável.”

A inovação também permitiu acelerar a captação de novos cooperados, gerando mais renda e emprego. “Um de nossos principais desafios foi divulgar a ferramenta e repassar um treinamento rápido de como acessar o sistema”, resume a presidente da cooperativa. Para agilizar o pro¬cesso, foi firmada uma parceria com a Coopersystem, escolha acertada durante uma reunião na Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF). O contrato foi oficializado em abril de 2013, tendo a plataforma de cadastro dos coo¬perados sido desenvolvida um mês depois. Em novembro, foi implantada a plataforma financeira, por meio da qual se desenvolvem processos de caixas e pagamentos, entre outros.

Saiba mais
Nome: Cooperativa de Trabalho e Ensino Queru¬bim Saúde
Ramo: trabalho
Ano de fundação: 2011
Local: Brasília – DF
Projeto: Syscooperado Querubim
Investimento no projeto: R$ 50 mil
Nº de beneficiados: 963

INSCREVA-SE NA EDIÇÃO DESTE ANO

Fonte: Brasil Cooperativo