SC tem mais de 13 mil alunos no Prêmio Nacional de Redação Cooperjovem «Voltar
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) recebeu inscrições de 69 escolas, parceiras de 22 cooperativas, no Prêmio Nacional de Redação Cooperjovem deste ano, um total de 13.147 alunos do ensino fundamental, sendo 4.250 da Categoria I (4º e 5º Ano) e 8.897 da Categoria II (6º ao 9º Ano). As escolas têm até o dia 2 de setembro para incentivar a produção dos textos, selecionar as três melhores redações por categoria e enviar para a unidade estadual.

Em sua 10ª edição, a iniciativa traz o tema “Atitudes sustentáveis: promover ações e agir coletivamente”. As escolas tinham até o dia 24 de junho para inscreverem-se no prêmio. Depois do envio ao Sescoop/SC, os trabalhos passarão por uma comissão julgadora estadual e, por fim, pela nacional.

O Cooperjovem tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o país. Em Santa Catarina, abrange 28 cooperativas e 85 escolas de 54 municípios, beneficiando mais de 500 professores e 26 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Somente neste ano, três novas cooperativas e 11 novas escolas ingressaram no programa.

A coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, lembra que, no ano passado, mais de 9.500 alunos se inscreveram no prêmio. “Neste ano, com o aumento do número de escolas participantes do Programa Cooperjovem, também aumentou significativamente o número de inscrições. É uma alegria ver esta iniciativa se expandindo no nosso Estado”, comenta. 

PRÊMIOS – Os prêmios estimulam o empenho acadêmico com um notebook para cada aluno, escola e professor vencedores, um troféu de reconhecimento às unidades estaduais e cooperativas, além de uma viagem cultural para todos os premiados nacionais, em um destino dentro do Brasil (ainda a ser definido).

São duas categorias: a primeira para alunos do 4º e 5º anos, e a outra para os estudantes do 6º ao 9º ano, com três vencedores em cada uma. O tema, no entanto, é único. “Esse é um assunto que foi escolhido como forma de promover o debate e a reflexão dos alunos sobre as contribuições que podemos dar, tanto de forma individual como coletiva, para a construção de um futuro sustentável. Alinhado, inclusive, à escolha da Aliança Cooperativa Internacional para a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, que traz o slogan ‘Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável’”, afirma a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sistema OCB, Geâne Ferreira.

Fonte: Brasil Cooperativo