Sicredi União participa de conferência mundial na Irlanda «Voltar
A Conferência Mundial do Woccu (World Council of Credit Unions, em português Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito) aconteceu em Belfast, Irlanda do Norte. O Woccu atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica para fortalecer o desempenho financeiro e alcance.

A delegação brasileira foi formada por representantes do Sicredi, Sicoob e Unicred. A gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, também acompanhou o grupo. A missão técnica contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A comissão do Sistema Sicredi foi formada por 72 membros, entre eles dirigentes, executivos, colaboradores e associados.
 
Maiores – Durante o Woccu, entre uma vasta programação, foi realizado um encontro entre os presidentes das cooperativas de crédito, com o objetivo de fomentar diálogos e afrontar os desafios das maiores cooperativas de crédito do mundo, entre elas estavam dirigentes do Brasil, Austrália, Canadá e Estados Unidos.

O presidente da Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira, apurou, durante a reunião, que os desafios das cooperativas, independente do País que atuam, são muito semelhantes. “As maiores preocupações giram no atendimento as pessoas e a divulgação do cooperativismo”, comenta Ferreira. Entre as constatações, o presidente afirmou que o sentimento dono, advindo do associado, ainda é o maior valor conquistado pelas cooperativas. “Uma das indagações que nortearam o evento foi como uma cooperativa de crédito, com dois bilhões de dólares em ativos totais, se mantém cooperativa. Isso é muito claro, simplesmente respeitando o associado como dono. Ela só é grande porque é uma cooperativa, caso contrário não seria”, explica.
 
Global Woman - Renata Cristina Baesso, associada e integrante do Comitê Mulher da Sicredi União, participou da Rede Global de Mulheres Líderes (Global Women’s Leadership Network), programa pertencente ao Woccu, que proporciona interação entre as mulheres e permite o engajamento para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Desde a sua criação, em 2009, a rede já atingiu mais de 700 mulheres de 53 países. Durante a conferência ocorreu o principal evento da Rede Global, o Fórum Mundial, que conectou mais de 100 mulheres de cooperativas de crédito de todo o planeta.

A participação da associada reitera o compromisso da Sicredi em dar voz ao Comitê e, ao mesmo tempo, permitir um aprendizado global a respeito do cooperativismo. “É a primeira vez que representantes do Brasil participam da Rede Global. A partir dessa experiência, nosso objetivo é criar um projeto que seja importante para o desenvolvimento da sociedade. Pretendemos focar na atuação do Comitê Mulher nas cooperativas, buscando impulsionar a educação e o empoderamento feminino. Se 14% das cooperativas são lideradas por mulheres, vamos trabalhar para que elas percebam, com maior afinco, seu valor”, descreve. Renata fará parte da Rede Global até 2018 e já confirmou presença - e das sete representantes do Brasil - para o Fórum dos Presidentes das Cooperativas, que ocorre no final de agosto, em Brasília. 

Fonte: Mobi Comunicação