Presidente do Sistema OCB recebe Embaixador do Brasil na Argentina «Voltar
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu nesta terça-feira (02), na Casa do Cooperativismo, em Brasília, o embaixador brasileiro designado à Argentina, Sérgio França Danese. O diplomata brasileiro se reuniu com a liderança cooperativista para conhecer os pleitos do setor, focadas nas relações com o país vizinho.

Diplomata de carreira, Sérgio Danese foi Secretário-Geral do Ministério de Relações Exteriores, segundo cargo na hierarquia do Itamaraty. Ele terá agora a missão de conduzir as relações entre Brasil e Argentina em um momento de profundas mudanças políticas e econômicas nos dois países.

Durante o encontro, o Embaixador teve a oportunidade e conhecer as parcerias comerciais e de cooperação estabelecidas pelo cooperativismo brasileiro com o país vizinho. Um exemplo foi a missão técnica do Ramo de Transporte, realizada no mês passado e que contou com a participação de representantes de cooperativas e de unidades estaduais. A Argentina é um dos maiores parceiros comerciais deste ramo. A missão teve por objetivo reforçar a parceria já existente e ampliar as operações entre os dois países.

EXPORTAÇÃO – O presidente do Márcio Freitas aproveitou a oportunidade e apresentou o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras. O material, online e editado em sete idiomas, oferece informações do tipo: lista de produtos, cooperativas aptas à exportação e suas certificações internacionais, contato das áreas comerciais. Além disto, também consta o endereço eletrônico da cooperativa para que o interessado possa buscar outras informações adicionais.

COOPERAÇÃO – O Embaixador se colocou à disposição para cooperar com o fortalecimento dos negócios das cooperativas brasileiras no mercado argentino, bem como do desenvolvimento dos processos de cooperação entre cooperativas dos dois países.

Na reunião, também foram abordadas oportunidades de negócios na importação de implementos agrícolas. Da Argentina vem o maior volume de importações feito pelas cooperativas brasileiras. Por outro lado, o país é o 34º destino das exportações de nossas cooperativas, evidenciando que ainda há espaço para o aumento dos negócios com o país vizinho.

Fonte: Brasil Cooperativo