Coopercarga é reconhecida por ações socioambientais «Voltar
Os aspectos sociais e ambientais da comunidade em que se insere a Coopercarga sempre foram observados pela cooperativa, que detectou, desde cedo, a falta de programas de entidades, organizações ou associações focadas na qualidade de vida, especialmente com relação a crianças e jovens.

E foi exatamente seu conjunto de ações voltadas à valorização e proteção socioambiental que garantiu à Coopercarga o primeiro lugar na categoria Cooperativa Cidadã, na última edição do Prêmio Cooperativa do Ano, que agora se chama Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O texto reproduzido abaixo foi veiculado em uma edição especial da Revista Saber Cooperar. Após conferir a matéria, garanta sua participação no prêmio. Inscreva-se!

Comunidade fortalecida

Em 2005, a Coopercarga passou a abraçar efetivamente essa causa, desenvolvendo ações para ajudar a comunidade a se organizar em prol de melhorias. Primeiramente, a cooperativa fortaleceu uma política interna com vistas a definir, a partir dos princípios do cooperativismo, como seria a sua contribuição social aos moradores da região.

Foi criado, então, o Comitê de Sustentabilidade, que mensalmente, por meio de relatórios, projetos e ações, coordena o processo. E, para potencializar a iniciativa, colaboradores e cooperados estreitaram novas parcerias com outras organizações locais. A cooperativa assumiu a captação dos recursos, além de auxiliar os colaboradores na administração do tempo para o acompanhamento dos projetos patrocinados e das ações de voluntariado, que passaram a ser desenvolvidas com frequência.

Com isso, não somente foram implantadas, mas fortalecidas as contribuições sociais e ambientais à comunidade. Entre as instituições beneficiadas, estão organizações com fins de inclusão social por meio do esporte (escolinhas de futebol, xadrez, dança, natação e atletismo), associações voltadas a portadores de deficiência física, ONGs de voluntariado, organizações ambientais, entidades de defesa dos animais e escolas.

“Sempre acreditamos na importância desse pilar de sustentabilidade chamado responsabilidade socioambiental”, arremata o diretor-presidente da Coopercarga, Osni Roman. “O fato de termos em nossa essência e modelo de gestão o espírito cooperativista impulsionou ainda mais a visão de que ajudar a comunidade em que estamos inseridos é mais do que um desejo, parte de nossas obrigações sociais.”

Coopercarga

- Ramo: Transporte 
- Ano de fundação: 1990
- Local: Concórdia, SC
- Projeto: A responsabilidade socioambiental como instrumento de cooperação com a comunidade
- R$ 804 mil: este foi o orçamento de 2014, destinado a investimentos em responsabilidade socioambiental pela cooperativa.
- 30 mil é o número de cidadãos de comunidades vizinhas beneficiados pelo projeto. 

Fonte: Brasil Cooperativo