Cooperativistas concluem capacitação com módulo especial no Distrito Federal «Voltar
Um grupo formado por responsáveis técnicos de 19 cooperativas, integrantes da turma 2015 da “Capacitação na Cadeia Produtiva de Cereais de Inverno”, participaram ontem e hoje de um módulo especial. O objetivo foi conhecer a realidade do cooperativismo da região Centro-Oeste, bem como a atuação da Embrapa Cerrado. A capacitação é realizada pelo Sescoop e pela Embrapa Trigo (RS), que também enviou representantes para a fase que percorreu o Distrito Federal.

Ao longo do dia, o grupo participou de duas visitas técnicas. Pela manhã, os integrantes conheceram a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) e, à tarde, estiveram na fazenda Pamplona – SLC Agrícola, na cidade goiana de Cristalina, onde conheceram os 1,5 mil hectares plantados de trigo em cultivo, bem como os ensaios de produção de cultivares.

Ontem, a equipe participou de palestras sobre o sistema integração lavoura-pecuária-floresta e o cultivo de trigo no cerrado e de uma visita técnica ao Campo Experimental da Embrapa Cerrados. 

COOPERATIVISMO – À tarde foi a vez de conhecer o trabalho de representação político-institucional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). 

Para o supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, a participação do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, e do superintendente, Renato Nobile, foi extremante relevante para o entendimento daquilo que tem sido feito no âmbito político.

“Eles nos repassaram um panorama do cenário político, e, também, um resumo claro do trabalho de acompanhamento das matérias que tramitam no Congresso Nacional, e que impactam positiva ou negativamente na rotina do produtor rural. 
É fundamental o que a OCB tem feito de forma tão profícua, gerando repercussão naquele que está lá na roça, trabalhando e que, certamente, receberá os benefícios da atuação aqui em Brasília”, comenta Jorge Lemainski.

Segundo o gerente do departamento técnico da Coagrisol, Romeo José Scipioni, o módulo especial foi fundamental para que compreendesse o trabalho da OCB. “Não tinha tanto conhecimento sobre a estrutura e a real função da OCB, perante o movimento cooperativista. Agora está muito clara a forma como ela representa e defende as cooperativas no meio de todo esse emaranhado político, sempre buscando atuar de forma a melhorar a qualidade de vida dos cooperados e a rotina operacional das cooperativas brasileiros”, declara o gerente.

SAIBA MAIS – A “Capacitação na cadeia produtiva de cereais de inverno”, edição 2015, contou com a participação de representantes das seguintes cooperativas: Copasul, Cotrel, Coamo, Coopavel, Cotripal, Coopibi, Copamil, Agrária, CACB, Cotrisal, Coopatrigo, Copacol, Cotribá, CVale, Cotrijal, Castrolanda, Coasa, Coagrisol e Cotriel. De forma geral, os participantes são agrônomos e ocupam a função de gerentes de departamento técnico dessas cooperativas. Juntas, elas respondem tecnicamente pelo cultivo de 13 milhões de hectares na agricultura brasileira; possuem um quadro social, somado, de 126 mil cooperados; são responsáveis por 10% da estrutura de armazenagem do país e, ainda, por um faturamento superior a R$ 27,7 bilhões. 

O grupo trabalhou, no ano passado, sete módulos, começando pelos fundamentos da agricultura conservacionista, passando por controle de plantas daninhas, seguido por integração lavoura-pecuária-floresta. O quarto módulo tratou da implantação e manejo de sistemas de produção de grãos do Brasil, enquanto que, o quinto, da proteção de plantas, em especial cereais de inverno. O sexto módulo abordou a colheita e pós-colheita e, por fim, o sétimo, realizado em dezembro de 2015, tratou do manejo integrado de pragas e doenças das principais culturas de grãos.

Fonte: Brasil Cooperativo