Escolas do CooperJovem participam dos Jogos Coolímpicos em SC «Voltar
Paralelo às Olimpíadas 2016, as escolas que participam do CooperJovem – programa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Catarinense (Sescoop/SC), implementado em parceria com as cooperativas do Estado, sediam os Jogos Coolímpicos. O objetivo é somar características cooperativas ao modelo já existente, possibilitando aos participantes que vivenciem os jogos com mais alegria, satisfação, inclusão, colaboração e sucesso compartilhado.

A programação dos jogos ocorre durante os meses de agosto e setembro nas escolas participantes do Programa CooperJovem, em parceria com as cooperativas. As ações de lançamento do projeto ocorreram em diversas regiões do Estado, na última semana, reunindo alunos, professores, diretores e autoridades que participaram de várias atividades como desfile de delegações, apresentações de lemas e mascotes, teatro, jogo do volençol cooperativo, entre outras.

A coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, explica que, para desenvolver este projeto nas escolas, o primeiro passo do Sescoop/SC foi a preparação dos educadores e coordenadores das cooperativas parceiras. “Para isso, 109 professores de 55 escolas e 21 coordenadores de cooperativas participaram das oficinas de co-criação dos Jogos Coolímpicos no primeiro semestre deste ano”.

De acordo com o facilitador do Projeto Cooperação, instituição idealizadora dos Jogos Co-olímpicos, Fábio Brotto, a prática dos jogos cooperativos não se opõe aos jogos tradicionais. É apenas uma oportunidade de se repensar os métodos e objetivos trabalhados com o esporte por meio da adaptação das regras e estrutura dentro da competição tradicional que estimulem e conscientizem as crianças, jovens e adultos sobre a importância da cooperação.
Brotto observa que a inspiração dos Jogos Coolímpicos vem das Olimpíadas para enfatizar o espírito de cooperação. O conceito dos jogos coolímpicos está relacionado ao incentivo da aprendizagem transdisciplinar na escola com o envolvimento de toda a comunidade escolar para organizar o calendário de forma adequada. Nesta etapa de capacitação dos professores e coordenadores, eles são sensibilizados, para preparação do evento, que será realizado paralelamente às olimpíadas de 2016.

Os Jogos Coolímpicos envolvem várias modalidades, além do aspecto cultural e pedagógico que, por meio de pesquisa, oportunizam a realização de uma mostra nas escolas. “Durante o evento, as modalidades competitivas são transformadas em modalidades cooperativas como, por exemplo: o basquete amigão, o vôlei com lençol em dupla, o salto da merendeira, entre outros”, realça Brotto. 

VIDEIRA 

Na abertura das Coolímpiadas na Escola Waldemar Kleinunbing, de Videira, que desenvolve o Cooperjovem em parceria com o Sescoop/SC e o Sicoob, o presidente do sistema Ocesc/Sescoop e também do Sicoob, Luiz Vicente Suzin, e a coordenadora do programa, Claudete Zornita Ciota, falaram sobre a importância da iniciativa, destacando que nos Jogos Coolímpicos não há competição, mas sim cooperação. “Essa iniciativa é fundamental para o resgate do espírito cooperativo, ou seja, a participação em competições e a convivência uns com os outros e não uns contra os outros”, completou Suzin.

A programação incluiu apresentações que contaram o surgimento dos jogos olímpicos, mostrando a importância dos valores trabalhados pelos alunos na escola e o envolvimento dos estudantes, professores e toda a comunidade escolar, que trabalharam dois meses para preparar os jogos. Também ocorreu um concurso para escolha de um mascote dos jogos que resultou na  criação de 15 personagens. Dentre eles, foi escolhida a 

MASCOTE VITÓRIA – figura que homenageia um dos primeiros nomes de Videira no início da colonização, Vila Vitória, que fica ao lado direito do Rio do Peixe, onde está situada a escola WK.

A mascote foi desenvolvida por quatro alunas do oitavo ano e representa alguns aspectos da economia de Videira, como a uva, araucária, agricultura, suinocultura, a escola Waldemar Kleinubing, com evidência ao Programa Cooperjovem por meio dos símbolos dos valores trabalhados como inclusão, jogos cooperativos e esporte. Também foram apresentados os "gritos de garra" dos Jogos Coolímpicos. 

ITAPIRANGA 

Em Itapiranga, o lançamento dos Jogos Coolímpicos também foi marcado por emoção e espírito de cooperação. No município, são parceiros do Sescoop/SC no Programa CooperJovem, o Sicoob Creditapiranga e o Projeto Cooperação.

Na visão do Sicoob Creditapiranga, o evento envolvendo todos os alunos do município foi uma forma de inspirar também as escolas que não participam do programa a desenvolver a prática da cooperação e foi organizado por uma comissão de professores integrantes do programa. 

Os Jogos Coolímpicos são um primeiro passo na direção de concretizar as mudanças necessárias e possíveis para resgatar o espírito cooperativo e o prazer de jogar e viver uns com os outros, ao invés de uns contra os outros, tendo como lema à máxima: tudo é possível se for possível para todo o mundo.

COOPERJOVEM

O Programa tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o País. O programa reforça o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que destacam a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade, sugerindo que a cooperação seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.

O CooperJovem abrange atualmente 27 cooperativas e 84 escolas, em 53 municípios do Estado e beneficia mais de 500 professores e 26 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. “Somente neste ano, três novas cooperativas e 11 novas escolas ingressaram no programa”, ressalta Patricia, ao falar que a iniciativa está evoluindo a cada ano e, essa crescente demanda, tem feito com que suas etapas de desenvolvimento, acompanhamento e avaliação perpassem por fases de aperfeiçoamento contínuo.

Fonte: MB Comunicação