Cooperativismo consolida sua participação na Expointer «Voltar
O cooperativismo gaúcho passou a contar, desde a manhã desta segunda (29), com uma sede fixa no Parque Assis Brasil, onde ocorre a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer). A feira é realizada na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, e é uma das mais importantes da América Latina, quando o assunto é disseminação de tecnologia para o homem do campo e, ainda, geração de negócios.
 
A Expointer está em sua 39ª edição, é promovida pelo governo gaúcho, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, e conta com o apoio do Sistema Ocergs, que inaugurou hoje cedo sua sede na feira, uma conquista importante para todo o movimento cooperativista brasileiro.
 
O objetivo é ser uma referência local responsável por estimular o desenvolvimento das cooperativas, por meio da realização de palestras, workshops e demais eventos que mostram a importância econômica do cooperativismo não só no Rio Grande do Sul, mas em todas as regiões do país.
 
A inauguração contou com as presenças do presidente do Sistema Ocergs, Vergílio Perius, do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, do prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, do governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, do cônsul da Alemanha, Robert Strnadl, e do cônsul da Suíça, Gernot Haeberlin, dos ex-ministros da Agricultura, Alysson Paulinelli, Pedro Simon, Roberto Rodrigues e Francisco Turra, do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo.
 
PLANEJAMENTO – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, falou do orgulho de ver a materialização da obra. “Não tenho dúvida de que essa realização fará com que o cooperativismo gaúcho, por meio do Sistema Ocergs faça valer a missão do cooperativismo que é representar, defender e desenvolver as cooperativas. Estamos no caminho correto para atingirmos a missão do planejamento estratégico de 2025 que é fazer com que a sociedade reconheça o cooperativismo brasileiro por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade a todos os cooperados e associados”, finalizou. 

COMEMORAÇÃO – Em seu pronunciamento, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius agradeceu a presença de todos e os esforços dos responsáveis pela construção do prédio e apresentou alguns números expressivos do cooperativismo gaúcho.

“Inauguramos nesse momento não apenas uma obra, mas também pessoas: 2,7 milhões de associados de cooperativas, 60 mil empregos diretos e um crescimento econômico de 15,75%. O segredo do crescimento das cooperativas em época de crise é a união. Somos sociedades de pessoas, que quando há uma crise, nos unimos mais, discutimos mais e investimos mais, a exemplo do R$ 1,7 bilhão investidos em 2016 pelas cooperativas gaúchas”, comparou. 

Segundo ele, as cooperativas gaúchas são como as grandes árvores. “Temos profundas raízes nas comunidades, representados pelos princípios do cooperativismo; troncos fortes representados pelas administrações; flores e frutos que representam os bens e serviços das cooperativas”. E finalizou: “o cooperativismo gaúcho constrói um Rio Grande cada vez melhor”.

IMPORTÂNCIA – Após a saudação do prefeito do município de Esteio, Gilmar Rinaldi, que parabenizou a Organização pelo espaço que será um centro de qualificação do sistema cooperativista, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, falou da importância da estrutura.

“Esse é um espaço para eventos e qualificação das cooperativas, o resultado de uma boa parceria do Estado do Rio Grande do Sul com a Ocergs. Essa é a nossa missão: incentivar a forma colaborativa de planejamento social, econômico, cultural e do ensino. Isso é extremamente importante para assumirmos cada vez mais os fatores do associativismo e união numa época em que todos pensam apenas em si próprios. O cooperativismo traz um testemunho de que é preciso união e compartilhamento, auxiliando no desenvolvimento da economia gaúcha, através dos seus exemplos positivos na saúde, agricultura, crédito, por exemplo”.

E finalizou: “somos parceiros de um setor que empreende, gera emprego e renda. Juntos, vamos fazer do Rio Grande um estado mais moderno, com serviços qualificados e mais sustentável”, conclui o governador.
 
INVESTIMENTO – Aprovado na Assembleia Geral Ordinária da Ocergs, em 2015, o projeto é oriundo do termo firmado entre a Organização Estadual Gaúcha e o governo do Estado do Rio Grande do Sul, que cedeu à entidade cooperativa uma área no Parque Assis Brasil para uso pelo prazo de 25 anos. O investimento foi de cerca de R$ 2 milhões. 
 
A casa da Ocergs ocupará o espaço localizado no acesso principal do Parque de Exposições Assis Brasil e conta com um auditório, com capacidade para 750 pessoas. Com infraestrutura moderna, está pronto para receber as cooperativas e eventos importantes do calendário do cooperativismo gaúcho. Com uma área de 750 m², o prédio da Ocergs dispõe de estrutura com total acessibilidade, área de convivência, sala da diretoria, sala de imprensa, três salas de reuniões e é o único no Parque que conta com elevador.

PROGRAMAÇÃO – A 39ª Expointer começou no último sábado, dia 27/8, e prossegue até o dia 4 de setembro com uma programação bastante variada. Hoje, no início da tarde, ocorreu o III Workshop Gaúcho do Ramo Transporte. O evento também contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e do coordenador nacional do Ramo Transporte e presidente da Rede Transporte, Abel Paré.

Dentre os assuntos discutidos estiveram a importância da harmonização de processos nas cooperativas de transporte e a Rede Transporte. Na oportunidade, houve também o lançamento dos manuais do Ramo Transporte: Operacional, Contábil e Tributário. O superintendente Renato Nobile explicou a importância dos documentos para nortear a rotina fiscal e administrativa das cooperativas.
 
“Nossa ideia é, a partir dos conteúdos, orientar os profissionais das cooperativas e os prestadores de serviço no que diz respeito aos processos contábil, tributário, fiscal e operacional, com o objetivo de estabelecer uma padronização, garantindo, nesse contexto, o atendimento às legislações específicas”, comenta Nobile. 
 
Segundo ele, o trabalho foi desenvolvido com o apoio de um grupo técnico constituído especialmente para a elaboração desses manuais e contou com a participação de representantes de todas as regiões do país. “Vale ressaltar que houve, ainda, nesse processo de construção coletiva, a realização de visitas técnicas às cooperativas para compreender seu modus operandi no atual cenário produtivo”, acrescenta o superintendente do Sistema OCB.  
 
Para acessar os manuais, clique aqui.

Fonte: Brasil Cooperativo