Aurora Alimentos ganha Troféu Onda Verde pelo 23º Prêmio Expressão de Ecologia «Voltar
A Cooperativa Central Aurora Alimentos recebeu, na última semana, o Troféu Onda Verde pelo 23º Prêmio Expressão de Ecologia, durante o Fórum de Gestão Sustentável, promovido na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. A maior premiação em defesa do meio ambiente no sul do País contou com a inscrição de 129 projetos de 95 empresas dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná e premiou 27 projetos.  Além de reconhecer as indústrias que mais investem na preservação do meio ambiente, a premiação compartilha as melhores práticas ambientais desenvolvidas no Sul do Brasil. O vice-presidente, Neivor Canton, recebeu o prêmio em nome da Cooperativa e foi um dos palestrantes durante o evento.

A Aurora foi a vencedora na categoria Gestão Ambiental com o case “Gestão Ambiental Aurora Alimentos um Compromisso de Todos”. O projeto é um trabalho desenvolvido com o compromisso de zelar pelo meio ambiente. De acordo com Canton, a cooperativa acredita no desenvolvimento sustentável com o objetivo de produzir sem agredir o meio ambiente, mantém programas que minimizam os impactos ambientais e trabalha junto aos colaboradores e a comunidade a sensibilização com relação à preservação. “A cada ano a Aurora Alimentos reforça os compromissos por meio de investimentos e da melhoria contínua dos procedimentos operacionais contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, ressaltou o vice-presidente.

O projeto é organizado por meio de reuniões e planos de ações que definem as atuações da equipe de Gestão Ambiental da cooperativa. A partir disso, são definidos programas de cuidados com o meio ambiente que vão desde o uso de recursos naturais até o destino dos resíduos das fábricas. Entre as ações executadas destacam-se os projetos Água e Efluentes, Energias Limpas, Resíduos Sólidos, Programa Reciclagem Vida, Coleta Segura, além de ações com colaboradores e a comunidade: gincanas educativas, campanhas de arrecadação de materiais recicláveis, limpeza de rios, entrega de mudas e plantação de árvores, entre outras ações promovidas anualmente para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de reduzir a geração de resíduos e promover a separação e destinação adequadas.

“A intenção é reforçar a importância em manter a preservação do meio ambiente. Estamos muito felizes e orgulhosos de ver que o nosso trabalho está gerando bons frutos. A Aurora, preocupada em produzir em harmonia com o meio ambiente não poupa esforços para implantar em suas unidades programas ambientais, garantindo a sustentabilidade do empreendimento e do meio ambiente. Esse prêmio demonstra que nossos esforços valem a pena”, reconheceu Canton.

A homenagem é patrocinada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e conta com apoio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) e da Fiesc. Ao todo, por meio dos projetos foram preservados mais de 11 milhões de animais e envolvidos 201.844 voluntários. Em investimentos nos projetos o número chegou a R$ 276,5 milhões.

Fonte: MB Comunicação