Parceria entre Brasil e Alemanha deve impulsionar cooperativas de crédito «Voltar
A partir de setembro, técnicos de cooperativas de crédito de oito estados brasileiros passarão por uma capacitação de 12 horas. O tema a ser trabalhado é Regulação, Crescimento & Sustentabilidade. Este é o resultado de um termo de cooperação firmado entre Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). O conteúdo será ministrado em parceria com o Banco Central do Brasil.

Os estados contemplados com o projeto OCB/DGRV são: AC, AM, PA, RO, RR, TO, BA e PB. As capacitações contarão, ainda, com o apoio das organizações estaduais do Sistema OCB das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, é fundamental ter em vista que uma adequada regulação permite elevar o grau de segurança das cooperativas, assim como, proporcionar que atinjam seus objetivos socioeconômicos junto aos seus quadros sociais.

“Na medida em que o setor evolui, os desafios e as responsabilidades, de forma proporcional, também aumentam. É por isso que dizemos que, sobre as cooperativas e suas lideranças, também são depositadas as expectativas crescentes de muitos brasileiros que esperam acessar produtos e serviços financeiros mais compatíveis e com preços competitivos. E nesse campo, as cooperativas de crédito oferecem tudo isso e muito mais. Oferece confiança!”, comenta Márcio Freitas.

De acordo com a liderança cooperativa, o projeto OCB/DGRV pretende apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento de cooperativas de crédito nas regiões Norte e Nordeste do país, por meio de eventos de capacitação alicerçados na melhoria da gestão e da governança no setor.

ESTRATÉGIA – Para o diretor de projeto da DGRV no Brasil, Matthias Knoch, um dos objetivos da capacitação é manter fortes o diálogo e a proximidade entre o órgão de fiscalização e o movimento cooperativista. Para ele, isso deve elevar a convergência de visão, assegurando um ambiente de crescimento e dinâmica por meio da adoção adequada dos normativos do setor, compatibilização de cumprimento e exigências relativas à regulação.

Segundo Matthias, os eventos, além de promoverem o debate sobre regulação com a presença de representantes do BCB, também pretendem proporcionar aos participantes, um espaço de troca de percepções e entendimentos, acerca de assuntos que norteiam o crescimento e a sustentabilidade financeira das cooperativas, visando sua perenidade e bons resultados.

Outro fator relevante destacado pelo diretor do projeto da DGRV no Brasil é o investimento do projeto em duas das regiões que apresentam um grande potencial de crescimento no segmento crédito.

“Neste sentido, a transferência de conhecimento e experiências do cooperativismo alemão para a realidade brasileira, permite muitas vezes, projetar cenários de aperfeiçoamento estrutural e operacional, que podem contribuir substancialmente com os objetivos das cooperativas brasileiras, em ampliar seu impacto socioeconômico, por meio da inclusão financeira, gerando mais oportunidades e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, avalia o diretor.

CONTEÚDO – Dentre os assuntos da capacitação, estarão o atual estágio do setor, impactos e importância da regulação e, ainda, os horizontes de possíveis alterações normativas para o cooperativismo de crédito, as exigências, as expectativas, os desafios no âmbito nacional e estadual, a governança, a perenidade, a escala, a auditoria, o fundo garantidor e outros temas estratégicos.

Os eventos serão divididos em três blocos de com quatro horas. O primeiro bloco é destinado à exposição do instrutor e representantes do BC; o segundo será realizado por meio de um talk show com a interação de todo o público; e, por fim, o último bloco será destinado a compilação dos entendimentos, com ênfase na geração de reflexões e direcionamentos práticos, no sentido de agregar valor às tomadas de decisão.

CALENDÁRIO – Confira abaixo as datas das capacitações, que ocorrerão entre os meses de setembro e novembro:

Setembro
Pará: 12 e 13;
Rondônia: 15 e 16
Acre: 19 e 20

Outubro
Tocantins: 24 e 25
Amazonas: 27 e 28
Roraima: 31/10 e 1º/11

Novembro
Paraíba: 3 e 4
Bahia: 7 e 8

Fonte: Brasil Cooperativo