Sistema OCB estimula participação de cooperados no processo eleitoral do país «Voltar
No próximo dia 2 de outubro, ou seja, daqui a menos de um mês, mais de 144 milhões de eleitores, a maioria com idade entre 30 e 34 anos, deverão, por meio do voto consciente, escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores em 5.568 municípios. E, objetivando contribuir com os cooperados brasileiros que vão escolher seus representantes políticos, o Sistema OCB editou a versão 2016 da cartilha Cooperativismo e Eleições, focada no processo eleitoral dos municípios do país.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, explicou que é dever de todo cidadão brasileiro participar, com consciência, do processo de escolha de quem fará parte da cena política dos municípios pelos próximos quatro anos. “Nós sabemos que escolhas bem fundamentadas e conscientes irão refletir em mais crescimento para todo o Brasil. Portanto, como movimento econômico e social organizado, precisamos ter em mente a importância de participar ativamente e de forma responsável do processo político”, comenta Márcio Freitas.

A cartilha esclarece dúvidas e apresenta dicas para os eleitores, além de atualizar as regras estabelecidas pela legislação eleitoral. A principal mudança desta edição é que, em 2016, as pessoas jurídicas (incluídas aqui as sociedades cooperativas) não podem realizar doações. Ainda, o material explica como participar ativamente destas eleições, de forma ética e transparente.

O material já foi enviado às 6,8 mil cooperativas brasileiras, mas também pode ser consultado eletronicamente. Para isso, basta clicar aqui.

Fonte: Brasil Cooperativo