Cooperativas estão entre as maiores empresas do Brasil «Voltar

Mesmo em meio à turbulência do país, oriunda dos cenários político e econômico, o cooperativismo, mais uma vez, mostra sua força, quando diversas cooperativas figuram da lista das mil maiores empresas brasileiras, ocupando, inclusive, o primeiro lugar em dois setores: açúcar e álcool (Copersucar) e agropecuária (Coamo). 

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, as cooperativas se empenham diariamente em superar os próprios limites e, por isso, ampliam sua competitividade quando reveem seus processos de gestão e governança, reduzem custos de produção e, acima de tudo, atuam totalmente em consonância com os interesses do seu cooperado.

“O cooperativismo é um modelo de negócios naturalmente democrático, no qual todos têm papeis importantes. Aliás, o sucesso da gestão está justamente nisso: os associados são donos do negócio, com direito a voto e à voz ativa. Para impulsionar ainda mais o movimento é também fundamental investir na profissionalização da gestão”, comenta Márcio Freitas.
 
NÚMEROS – Em todo país, cerca de 50 milhões de pessoas estão ligadas ao movimento cooperativista, responsável pela geração de cerca de 364 mil postos de trabalho. Em relação aos dados mundiais, os últimos números da Aliança Cooperativa Internacional apontam 1 bilhão de pessoas ligadas ao cooperativismo, direta ou indiretamente e 250 milhões empregos gerados por cooperativas e seus processos. 

RANKING – O ranking é elaborado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Serasa Experien e Fundação Getúlio Vargas. A classificação final leva em consideração a pontuação obtida pelas empresas em oito critérios: receita líquida, crescimento sustentável, margem de atividade, giro do ativo, margem Ebitda, rentabilidade, liquidez corrente e cobertura de juros.

Segundo o ranking Valor 1000, divulgado neste mês de setembro pelo jornal Valor Econômico, dentre as mil maiores empresas 48 são cooperativas e algumas, até, passaram a ocupar posições mais altas na lista. (clique aqui)

COOPERATIVAS DE CRÉDITO – A publicação também traz uma listagem segmentada contendo os 100 maiores bancos do país. Dentre eles, figuram, entre os 20 primeiros lugares, duas cooperativas (clique aqui).

COOPERATIVAS DE SAÚDE – Outro destaque da Valor 1000 é o ranking dos 50 maiores planos de saúde que apresenta 30 cooperativas. (clique aqui)

Fonte: Brasil Cooperativo