Cooperativistas do MT conhecem experiências de cooperativas do PR «Voltar
Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e estudos sobre o agronegócio, uma comitiva de 30 pessoas ligadas ao cooperativismo do Mato Grosso iniciou, nesta terça-feira (13/9) uma visita de quatro dias a cooperativas do Paraná, começando pela Ocepar. Segundo o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza, a intenção é conhecer detalhes da governança e da sucessão no Sistema Ocepar; a verticalização das cooperativas para agregar valor à matéria-prima pela agroindustrialização e o funcionamento do Sescoop/PR e da Fecoopar. 

Souza disse que a vinda ao Paraná decorre de cumprimento de agenda estabelecida há cerca de cinco anos em fóruns de cooperativas do ramo de agronegócio naquele estado com o intuito de conhecer processos de agroindustrialização para fomentar a evolução do setor no Mato Grosso, o principal produtor nacional de grãos e fibras.

“Já fomos conhecer cooperativas nos Estados Unidos e, agora, viemos ver o modelo de industrialização e de intercooperação do sistema no Paraná, que é referência nacional em cooperativismo”, destacou o presidente do Sistema OCB/MT. 

PRC 100 – O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, após apresentar detalhes de gestão da entidade e explanar sobre o modelo de intercooperação entre cooperativas, mostrou aos visitantes que o desempenho do setor no estado é resultado do alto nível de profissionalização dos associados e colaboradores e de planejamento estratégico.

E lembrou o desafio lançado pelo sistema no final de 2014 para chegar aos R$ 100 bilhões de movimentação financeira em cinco anos. “Baseado na evolução dos indicadores econômicos das cooperativas e no cumprimento dos pilares do mapa estratégico do PRC 100 não temos dúvida que atingiremos, em 2020, os R$ 100 bilhões de faturamento”, sinalizou o dirigente. 

ASSUNTOS – A delegação mato-grossense ainda se inteirou sobre outros assuntos referentes à autogestão, sucessão, relacionamento com os cooperados e os principais programas do sistema no Paraná. Além do presidente Ricken, os cooperativistas foram recepcionados na sede da Ocepar pelos superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, e Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, e pela gerente de Desenvolvimento Humano, Maria Emília Pereira Lima, entre outros.  

ROTEIRO – Nesta quarta-feira (14/9), a comitiva tem programada visita à Cooperativa Agroindustrial Castrolanda, em Castro; amanhã (15/9), cumpre agenda na Coamo, em Campo Mourão, e encerra o roteiro na sexta-feira (16/9) na Cocamar, em Maringá.   

PRESENÇAS -  Entre os 30 integrantes da comitiva, além do presidente Souza, estão o vice-presidente do Sistema OCB/MT e presidente da Central Sicredi Centro-Norte, João Carlos Spenthof, o superintendente do ramo agro, Nelson Picolli, e representantes da Ampa, Coabra, Coacen, Cooami, Cooaprima, Cooavil, Coodeagri, Cooperfibra, Cooperita, Coopermutum, Cooperverde/Mt, Copacis, Coprodia, Unicotton, Aprosoja. No Mato Grosso, o sistema é formado por 163 cooperativas, das quais 65 são do ramo agropecuário. 

Fonte: Sistema Ocepar