OCB-GO completa 60 anos «Voltar
O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO) completou, domingo (2), 60 anos de fundação. A entidade chega ao seu jubileu de diamante, com disposição para inovar e encampar projetos ousados, como a construção de um prédio comercial de 11 pavimentos, no Jardim Goiás, onde também será instalada a nova Casa do Cooperativismo Goiano, em 2017.

A obra terá 5,8 mil metros quadrados de construção, num espaço que vai abrigar salas comerciais, cuja renda vai reforçar, futuramente, a receita da OCB-GO para reinvestimento em serviços às próprias cooperativas. Na sua trajetória, a entidade foi pioneira em diversas frentes de trabalho, como na elaboração do primeiro projeto consolidado para formação profissional cooperativista do País, ainda na década de 70. Também deu início ao debate sobre a autogestão do sistema e, mais recentemente, lançou o Censo do Cooperativismo, que serviu de modelo para outras organizações, inclusive a nacional.
Atualmente, possui 243 cooperativas registradas, que hoje demandam mais de 500 atendimentos por ano da OCB-GO. Elas reúnem, em todo o Estado, cerca de 158 mil cooperados e mais de 10 mil empregados.

As histórias do cooperativismo, da entidade e do desenvolvimento econômico do Estado se misturam ao longo das seis décadas de atuação da OCB-GO. “Mesmo em um período em que o Estado não era visto por outras empresas, pelo País, nós tivemos pessoas que acreditaram nas potencialidades do Estado e começaram a construir suas cooperativas aqui mesmo, em diversas áreas, desde a eletrificação rural até a produção de óleo de soja. O início, em vários ramos de atividades econômicas, foi marcado pelo cooperativismo”, afirma o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza. 

Fonte: Sescoop - GO