Cooperativistas iniciam elaboração e Diretriz Nacional De Representação «Voltar
Como tornar mais efetiva a atuação dos representantes do cooperativismo em fóruns e conselhos? Para responder a esta pergunta, o Sistema OCB realiza de hoje até amanhã o Encontro Nacional de Representantes de Ramos, em Brasília. Mais de 100 participantes dos Conselhos Consultivos Nacionais de Ramos e dos Fóruns do Poder Executivo, oriundas de todos os estados brasileiros participam do evento.

O objetivo é fortalecer a representação política e institucional do movimento cooperativista. Durante o encontro, os representantes estão tendo a oportunidade de debater temas fundamentais para o exercício de sua função. Dentre eles, estão: liderança, cenário político-econômico e inovação.

A abertura do evento foi feita pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. Ele fez questão que todos os participantes se apresentassem dizendo nome, ramo e estado onde atua, mas sem mencionar a cooperativa de origem. “Nossa intenção foi mostrar que, no trabalho de representação, é preciso ter em mente que a atuação deve estar focada no cooperativismo brasileiro e que cada ato precisa levar em consideração as necessidades de todas as cooperativas, nao apenas daquela que nos abriga.”

NORTEADOR – Nobile explicou também a ideia é central do evento: “Pretendemos que, em conjunto, respondamos à seguinte pergunta norteadora do evento. A partir daí, pretendemos agregar as respostas e construir uma diretriz nacional de representação, valorizando o protagonismo de cada participante envolvido, em prol de mais de 13 milhões de cooperados”, destaca o superintendente.

CENÁRIOS – Na parte da manhã, os participantes conheceram um pouco mais sobre os cenários nacional e internacional do cooperativismo, durante a exposição da gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Motta, que também discorreu sobre a atuação das casas do Sistema OCB (Sescoop, CNCoop e OCB) em prol da construção de uma ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável das cooperativas do país.

Fonte: Ascom OCB