Vinte e dois técnicos em agronegócio são formados pelo Senar/SC em São José «Voltar

O sonho de ter uma formação aprofundada na agricultura tornou-se realidade para 22 alunos integrantes do polo presencial de São José do Curso Técnico em Agronegócio ofertado gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Na noite do último sábado (11), os alunos comemoraram a conquista do diploma. A solenidade reuniu familiares, amigos e autoridades ligadas ao Sistema Faesc/Senar-SC, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc). Essa foi a segunda turma de Santa Catarina a concluir o curso.

         Osvino Cavedon, de 55 anos, é graduado em contabilidade. Filho de produtores rurais, sempre teve um carinho especial pelo campo. Mesmo residindo em Curitiba (PR), quando soube da oportunidade do curso deixou a distância de lado e iniciou a busca por um sonho: trabalhar com o agronegócio. “A minha intenção é aliar o conhecimento contábil com o do agronegócio para, futuramente, atender produtores rurais e auxiliá-los na gestão de suas propriedades, com controle de custos e gerenciamento de projetos”, relatou.

         Segundo Cavedon, o curso o surpreendeu positivamente. “Visitamos muitas propriedades e acompanhamos na prática o dia a dia dos produtores. Não imaginava o enorme potencial que a agricultura de Santa Catarina possui, fiquei imensamente feliz em ver a valorização que os pequenos produtores têm no Estado, isso serve de exemplo”, complementou.

         O técnico em agropecuária Gildomar Lindemann, de 32 anos, tem a vida profissional totalmente vinculada ao setor primário da economia. Além de estar cursando agronomia, agregou em seu currículo a formação de técnico em agronegócio. Natural do Rio Grande do Sul, Lindemann mudou-se para Santa Catarina em 2010. O amor pelo campo vem desde a infância. “Meus pais eram produtores de arroz em Jaguarão (RS), por acompanhar a dedicação deles decidi buscar formação profissional para agregar na propriedade da família. Hoje eles já não são mais produtores, mas os conhecimentos que adquiri me fizeram permanecer com a atuação profissional ligada ao meio rural”, contou.

         Lindemann trabalha com consultoria em agronegócio para grandes empresas, mas o desejo de atuar com os pequenos produtores fala alto. “Eu gostaria de trabalhar com assistência técnica, levar para o meio rural os meus conhecimentos e agregar nas pequenas propriedades. Toda a minha formação profissional é voltada para isso, sou apaixonado pelo campo”, afirmou.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo, destacou que o setor primário da economia precisa de profissionais qualificados e comprometidos. “Cada um dos técnicos terá a responsabilidade de levar para o meio rural atualizações de gestão e tecnologia, visando sempre a melhoria da qualidade de vida e o aumento da produtividade. Esse curso é um sonho do Sistema Faesc/Senar-SC que se tornou realidade, estamos muito orgulhosos de todos”.

A Fetaesc foi uma importante parceira para a realização do curso no polo de São José. Além do espaço cedido para as aulas presenciais, também colaborou para que a iniciativa fosse um sucesso. O presidente da entidade José Walter Dresch, reforçou a importância do agronegócio para o País. “Somos a base da economia brasileira, responsáveis pela produção de alimentos de qualidade. Precisamos levar qualificação para o meio rural e os técnicos em agronegócio formados pelo Senar/SC sem dúvidas estão muito bem preparados”.

Também participaram da solenidade a Tutora da Rede e-Tec e paraninfa da turma, Thalyta Marcílio, a supervisora do Senar/SC na região sul Sueli Silveira Rosa, a conselheira fiscal do Senar, representando da Administração Nacional, Rita Marisa Alves, a coordenadora do Curso Técnico em Agronegócio em Santa Catarina, Katia Zanela, a coordenadora de tutoria do Curso em Santa Catarina, Nayana Setubal Bittencourt e demais tutores do curso em São José.

         FORMAÇÃO TÉCNICA DE ALTA QUALIDADE

O Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec é de nível médio e habilita os profissionais na aplicação de procedimentos de gestão e comercialização do agronegócio, com foco nos diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. A grade curricular das aulas é 80% a distância e 20% presencial. Os alunos contam, ainda, com visitas técnicas para conhecer a realidade de propriedades catarinenses. No Estado são seis polos presenciais: São José, São Joaquim, Fraiburgo, Seara, Campo Alegre e Braço do Norte.

NOVA TURMA

Além das turmas de São Joaquim e São José, a turma do polo presencial de Fraiburgo também terá a solenidade de formatura no primeiro semestre de 2017. Acolação de grau está programada para o dia 11 de março (sábado), a partir das 19 horas no Clube Fraiburguense. Serão formados 31 técnicos em agronegócio no município.

 

Fonte: MB Comunicação