Papa envia carta à Arquidiocese de BH elogiando cooperativas «Voltar

O Papa Francisco é fã do trabalho social de cooperativas mineiras e deixou isso claro ao enviar à Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio de seu Assessor para os Assuntos Gerais do Vaticano, uma carta reconhecendo o trabalho do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) em relação ao projeto Dia de Cooperar (Dia C).

O projeto, nascido há oito anos em Minas Gerais, foi nacionalizado em 2014 e hoje é realizado em todo o país. Desde o início, foram feitos mais de 5,6 milhões de atendimentos durante as campanhas desenvolvidas por cooperativas nacionais.

O líder mundial da Igreja Católica conheceu o Dia C por meio do arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, que apresentou a iniciativa e encaminhou os materiais de divulgação do maior projeto cooperativista de voluntariado do país. No documento, o pontífice deseja votos e preces ao Céu, “pelo bem-estar pessoal e familiar de todos os membros da referida Organização e pelo bom êxito no desempenho das suas atividades, a fim de cooperarem sempre com o espírito fraterno para o maior bem de todos os homens".

A carta foi entregue diretamente à Arquidiocese de Belo Horizonte, que também já havia elogiado a proposta e os resultados do Dia C. O propósito agora é apresentar o projeto ao Papa de forma detalhada, em uma audiência. Nos últimos anos, o Pontífice tem enfatizado a importância da cooperação e das cooperativas para amenizar as desigualdades sociais, referindo-se ao segmento cooperativista como inovador e criativo.

No ano passado, somente em Minas Gerais, o Dia C engajou mais de 34 mil voluntários em ações em prol do bem-estar da população. Ao todo, 248 cooperativas participaram da campanha, envolvendo 256 municípios do Estado e beneficiando 366.977 pessoas.


Dia C 2017


A campanha deste ano será celebrada no dia 1º de julho, Dia Internacional do Cooperativismo. O tema será “Atitudes simples movem o mundo”, provando que fazer o bem está ao alcance de todos. A expectativa é de que, este ano, cerca de 300 cooperativas mineiras participem da iniciativa, que transforma a vida de milhares de pessoas em Minas Gerais e em todo o país.

“No meu entendimento o Dia C é o melhor projeto cooperativista. O cooperativismo prioriza as pessoas e, quando os cooperativistas priorizam um projeto como o Dia C, eles estão devolvendo para a população o que a sociedade promoveu para que elas tivessem resultados positivos”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.