Dia de Cooperar é lançado em MT «Voltar

Cuiabá, 28 de março de 2017 – O ano de 2017 promete ser de muitos projetos de voluntariado no ambiente cooperativista. Esse é o compromisso das cooperativas mato-grossenses que participam do maior programa de voluntariado brasileiro, denominado de Dia de Cooperar. Este será o quinto ano de participação de Mato Grosso nesse Programa que nasceu em Minas Gerais e se espalhou para todo Brasil em 2013.

“As cooperativas são as protagonistas do Programa Dia C. São elas que promovem as mudanças com os seus projetos”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele ressaltou que o mundo vive uma crise de comportamento, que está em busca da harmonia, mas que não é tarefa fácil mudar o meio. “É preciso ser forte e ter coragem para promover mudanças e as cooperativas têm o dever de ser diferentes, pois já existe união e força. O Programa Dia de Cooperar oportuniza os cooperativistas de contribuir com a formação de um mundo melhor”.

 Este ano o Programa Dia de Cooperar - ‘Dia C’ - 2017, tem como tema ‘Atitudes Simples movem o Mundo’ e foi lançado oficialmente pelo Sistema OCB/MT, no dia 27 de março, na sua sede em Cuiabá. O evento contou com a participação de mais de 50 representantes de 28 cooperativas de 15 municípios. A expectativa é que os números de cooperativas e voluntárias continuem crescendo, principalmente com o compromisso de promover transformações na vida dos cidadãos das comunidades que as cooperativas estão inseridas.

 Os números do Dia C de 2016 no Brasil mostram que Mato Grosso teve uma participação de destaque. Das 1.278 Cooperativas brasileiras participantes no ano passado, 81 é de Mato Grosso, o que corresponde a 6,3%; dos 86.869 mil voluntários, 12.496 mil são mato-grossenses, o que representa 14,3%; dos 1.180 projetos, 99 são do Estado, ou  seja, 8,3%;  foram beneficiados 67.303 pessoas em Mato Grosso, 5,6% dos 1.185.846 registrados no país; e 9% dos 777 municípios, 71 são de Estado.

“Mato Grosso teve uma participação expressiva nos resultados nacionais. Se analisarmos que representamos pouco mais de 2% dos números relativos das cooperativas brasileiras, por si só há de se louvar as ações, as atitudes, dos nossos associados, dirigentes, colaboradores, de todos os voluntários que participaram das ações”, analisou o Superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.

A Analista de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop, Vanessa Pacheco, disse que o Sistema Cooperativista Brasileiro quer aumentar a participação das cooperativas no Dia C, “mas nosso principal foco é na qualidade das ações, queremos que essas ações realmente transformem realidades e não fiquem apenas nas questões de assistencialismo, que os projetos façam a diferença na vida da comunidade. Trabalhamos para que ações sejam transformadas em projetos contínuos”.

A palestra sobre a ‘Importância de Projetos Sociais’ foi com Ana Carolina de Oliveira Zanoti. Ela atua há mais de 30 anos na área social, com especialidade em desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de projetos. Carol, como é chamada, disse que o movimento de voluntariado deve deixar “mais do que ações, que nos dão a sensação de fazer o bem, e realizar projetos, que são os que realmente transformam deixam um legado para a comunidade que recebe”.

Prêmio Somos Coop

Durante o lançamento do Dia C foram apresentados 2 projetos premiados em 2016 na 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP. Dos 349 projetos inscritos nas seis categorias, três cooperativas de Mato Grosso foram premiadas. Na categoria Cooperativa Cidadã, a Sicredi Celeiro do MT foi premiada com o Programa Sicredi na Comunidade; na categoria Desenvolvimento Sustentável a premiação foi a Coogavepe, com o projeto Cidade Verde e a Unimed Cuiabá, com o Projeto de Neutralização de Carbono.

Presidente da Cooperativa do Ramo Mineral – Cooagavepe, Gilson Camboim, apresentou o projeto vencedor, e a Diretora de Projetos da PróUnim. Marilei Pegorini, falou do Programa Ação Social da Unimed Cuiabá.

A Analista de Monitoramento do Sistema OCB/MT, Georgeana Siles, que acompanha o processo de PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - ressaltou “que o Dia C comtempla um dos critérios do PDGC, voltado para a sociedade, e como todos os programas desenvolvidos pelo Sescoop estão interligados, a participação no Dia de Cooperar contribui para que as cooperativas participem da premiação como o Somos Coop”.  Georgeana ponderou ainda, que “o objetivo principal do PDGC é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas”.

Kits

Foram entregues Kits com os materiais usados durante as ações do Dia C, como bonés, camisas, flyers, chaveiros e muito mais. Os participantes também receberam a Revista do Dia C produzida pela área de comunicação do Sistema OCB/MT, com as informações sobre as ações realizadas pelas cooperativas de Mato Grosso em 2016. Foi realizada ainda, uma oficina para orientar os participantes a fazerem o cadastro da cooperativa, iniciativas e o relatório final, no blog do Programa: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/

Fonte: Lesle Danúbia Rondon/OCB MT