4º Encontro de Cooperativismo de Crédito em SP com Gustavo Loyola «Voltar
O economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, será um dos palestrantes do 4º Encontro Estadual de Dirigentes de Cooperativas de Crédito, que acontecerá nos próximos dias 18 e 19 de agosto, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SP).

Loyola falará sobre o cenário econômico atual e as oportunidades para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). O evento reunirá dirigentes das maiores cooperativas do Estado de São Paulo.

Serão discutidos também temas importantes como o impacto da última resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), que decidiu classificar as cooperativas de crédito em três categorias de acordo com o tipo de operações realizadas.

A decisão foi comemorada pelos cooperativistas, que veem na resolução do CMN uma oportunidade para um crescimento ainda maior do cooperativismo de crédito no país.

Outros dois temas estão na pauta do encontro: o desenvolvimento do cooperativismo de crédito na Europa e aspectos da governança corporativa, inovação, capitalização e economia de escala.

Setor - Na contramão da economia, as cooperativas de crédito vêm tendo excelentes resultados nos últimos anos. Em 2014, as cooperativas de crédito no Brasil registraram um crescimento de 20,5% em depósitos e 12,9% em operações de crédito. Já o sistema financeiro evoluiu bem menos: 2,6% e 7,9%, respectivamente.

Dados do sistema cooperativista e financeiro mostram que o país tem 1.163 cooperativas crédito, 7,5 milhões de cooperados e mais de 4.000 postos de atendimento espalhados em todo o território nacional.

São Paulo tem 260 cooperativas de crédito, com 470 pontos de atendimento e mais de um milhão de cooperados. Os depósitos somaram R$ 9,8 bilhões e as operações de crédito R$ 8,7 bilhões.

Dirigentes de cooperativas afirmam que as medidas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil no final do ano passado, como a livre admissão de associados e a realização de operações similares aos bancos, tornaram o setor mais competitivo.

Serviço

4º Encontro Estadual de Dirigentes de Cooperativas de Crédito
18 e 19 de agosto
Sescoop/SP
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista – São Paulo

Informações e inscrições: www.sescoopsp.coop.br

Jornalistas devem enviar e-mail de cadastramento para beth@nqm.com.br ou serkap@nqm.com.br

Programação

Dia 18/08 – Terça-feira

13h - Credenciamento
13h30 - Abertura oficial do encontro
14h - PAINEL: Davi Rogério de Moura Costa, professor-doutor da FEA-RP/USP – “Intercâmbio Técnico Internacional Franco-Ítalo-Brasileiro do Cooperativismo de Crédito”.
15h - PALESTRA: Lúcio César de Faria, diretor-executivo do FGCoop – “Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito”
16h - Intervalo para café e relacionamento
16h30 - PALESTRA: Gustavo Loyola, economista e ex-presidente do BC – “Cenário Econômico e as oportunidades para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC)”
18h - Encerramento do dia

Dia 19/08 – Quarta-feira

9h – PALESTRA: Rodomarque Tavares Meira, do Banco Central – “Responsabilidade socioambiental sob a ótica da Supervisão do Banco Central – Resolução 4327 de 25/04/2015”
10h - WORKSHOP: Desenvolvendo o Cooperativismo Paulista de Crédito – Agenda 2015/2020
Grupos de trabalho e proposições sobre os temas: Governança Corporativa Cooperativa; Inovação; Capitalização; Economia de Escala
11h30 - Apresentação das proposições
12h30 - Brunch
14h - PALESTRA: O Cooperativismo de Crédito diante das Resoluções do Banco Central do Brasil
16h – Encerramento