FIESP-SP promove o IV Encontro de Nozes e Castanhas «Voltar
Atenta às variações de demanda e às oportunidades para a indústria brasileira, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio de seu Departamento do Agronegócio, acaba de instaurar a Divisão de Nozes e Castanhas em seu quadro de funções. O início oficial das atividades da Divisão de Nozes e Castanhas se dará pela promoção do evento “Nuts – nutra seu corpo, alimente sua alma”, que será realizado  próximo dia 05 de Outubro, às 8h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

O evento tem como finalidade discutir as expectativas, oportunidades e problemáticas do ramo. Responsável por acompanhar o setor mais de perto, a seção tem como principal objetivo descobrir os gargalos enfrentados por empresários do setor e promover ações de articulação e interesse para o fomento da produção e consumo de nozes e castanhas em solo brasileiro.“Esse é um ramo de constante crescimento”, explica o diretor titular da Divisão, José Eduardo Mendes Camargo. “E o Brasil tem um potencial enorme a ser explorado, com direito a uma demanda aquecida tanto pelo mercado interno quanto para a exportação.”

Camargo conta que, de acordo com dados da International Nut Concil (INC), o consumo de nozes e castanhas cresceu 400% ao longo de 10 anos, mas, apesar da Castanha de Caju e do Pará serem conhecidas mundialmente, o país ainda pode evoluir muito na produção dessas e outras culturas. 

“A produção por região já está bem definida. Temos as Castanhas do Brasil no Norte, de Caju no Nordeste, Baru no Centro-Oeste, Macadâmia no Sudeste e a Pecan no Sul.  Porém, o produtor precisa de mais estímulos para poder atender a demanda que não para de crescer. Linhas de crédito específicas, por exemplo, ou incentivos para o início da cultura em antigas plantações de cana, já são alternativas para o fortalecimento do setor”, detalha o diretor referindo-se à proibição da queima da cana, o que impedirá o plantio deste produto em áreas de grande declive. 

O secretário estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim, pesquisadores, cientistas e presidentes e diretores de diversas empresas do setor irão discutir, na ocasião, cases brasileiros de sucesso, benefícios do consumo destes produtos, oportunidades de negócios e os obstáculos que permeiam os caminhos entre a ideia e a execução de projetos.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas clicando aqui