Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito celebra intercooperação «Voltar
O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), comemorado por milhares de pessoas, em diversos países, sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro. Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ter um dia para celebrar o cooperativismo de crédito é fundamental para mostrar à sociedade a importância deste segmento do movimento cooperativista, considerando seu alcance social. 

“Atualmente, o cooperativismo de crédito brasileiro responde por 2,9% do Sistema Financeiro Nacional (SFN), mas vale ressaltar que, em algumas praças, essa participação já chega aos 10%. Em mais de 500 cidades brasileiras, a única instituição financeira é uma cooperativa. E a perspectiva é de um crescimento constante, principalmente no total de associados, conforme comportamento registrado nos últimos seis anos e refletido em indicadores divulgados oficialmente pelo Banco Central do Brasil (BCB)”, comenta. 

O tema do DICC de 2015 é “Pessoas ajudando Pessoas”, relembra a importância de ajudar o próximo, reforçando assim os valores da cooperação, destacando a força da união e da intercooperação para o sistema. O mote foi definido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Wocco).

Sendo assim, nada mais justo que celebrar a data com essa ênfase: a melhor maneira de fazer bons negócios para os consumidores e alcançar representatividade, respeito e desenvolvimento é por meio da união entre cooperativas de crédito, pessoas e sistemas. As cooperativas de crédito ao redor do mundo possuem mais de 217 milhões de associados, estão presentes em 106 países, distribuídos nos seis continentes e em 57 mil cooperativas. No Brasil, mais de 7,5 milhões de pessoas escolhem cooperativas de crédito como sua instituição financeira.