Abertas inscrições para seminário sobre solo e água promovido pela Codevasf «Voltar
 
Estão abertas as inscrições para o Seminário “Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas”, uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf). 

A programação, que será realizada no dia 04 de dezembro, na sede da Codevasf em Brasília, é dirigida a técnicos e estudantes com atuação na área de manejo de água e solo, cuja participação poderá ser como ouvinte, apresentador de pôster ou palestrante. Os interessados devem se inscrever no link http://www2.codevasf.gov.br/programas_acoes/seminario-solo-e-agua e acompanhar o calendário do evento.

O objetivo do seminário é divulgar pesquisas e socializar metodologias e tecnologias sustentáveis de manejo e conservação da água e do solo em bacias hidrográficas. Todos os trabalhos inscritos serão publicados no site do evento; a comissão científica selecionará 50 deles para serem expostos no Espaço Cultura da Codevasf. A temática poderá abranger desde economia e reuso de água até identificação de solos, revegetação, recomposição de nascentes, entre outras vertentes.

Os pôsteres devem conter introdução; objetivos; materiais e métodos; resultados e discussões; conclusões. No material, devem constar, ainda, cabeçalho contendo o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) e instituição, em letra impressa com 2,5 cm de altura, bem como endereço e e-mail dos autores em fonte menor. Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail sabh2015@codevasf.gov.br após inscrição no site.

Programação 
O seminário é uma iniciativa voluntária de técnicos da Codevasf e de instituições parceiras. A programação contará com mesas redondas que abordarão as seguintes temáticas: “O Brasil e o debate internacional sobre a governança e preservação dos solos e da água”; “Governança e gestão do uso do território e dos solos não urbanos – Papel do Governo”; “Plano Nascentes”; “Programa Produtor de Águas – Pagamento de serviços ambientais”; “Rochagem no manejo da fertilidade do solo e seu impacto na mitigação de gases de efeito estufa”; “Otimização do uso da água em perímetros públicos de irrigação”.

O evento conta com apoio da Embrapa Cerrados, Embrapa Semiárido, Universidade de Brasília (UnB), Tribunal de Contas da União (TCU), Divisão de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Agência Nacional de Águas (ANA).